Depois de Portimão, o festival Arrebita, iniciativa criada pela Amuse Bouche para apoiar a economia local e a gastronomia regional, ruma até Idanha-a-Nova, na Região Centro do País. Neste sábado e domingo, dias 3 e 4, as aldeias raianas de Penha Garcia e Idanha-a-Velha vão “arrebitar” com os chefes José Avillez, do restaurante Belcanto (Lisboa), Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos), ambos com duas Estrelas Michelin, bem como Diogo Rocha, do Mesa de Lemos (Viseu), Alexandre Silva, do Loco (Lisboa), Louis Anjos, do Bon Bon (Carvoeiro) e Óscar Geadas, do G (Bragança), todos com uma Estrela Michelin.
No total, foram 25 chefes que responderam ao desafio para cozinharem com os melhores produtos biológicos desta região da Beira Baixa, que tem apostado neste modo de produção. A estes, junta-se ainda Mário Rolando, mestre padeiro, que vai utilizar o forno comunitário de Idanha-a-Velha para cozer o seu pão de fermentação lenta, feito a partir de farinhas biológicas.
O festival gastronómico decorre ao ar livre e é de acesso gratuito. “Será uma experiência 100% segura”, garante a organização, com percursos controlados, de sentido único, para impedir a aglomeração de pessoas.
Envolvendo as populações locais, o Arrebita Idanha Bio terá como cenário duas paisagens naturais. No sábado, 3, na aldeia de Penha Garcia, os chefes estarão a cozinhar junto aos restaurados moinhos de rodízio nas margens do rio Pônsul, onde no passado se produziam farinhas de trigo e centeio. A ementa inclui pratos no fogo e inspirados nas tradições da região. No domingo, 4, em Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o palco serão as ruas e as ruínas romanas. Ali, haverá oportunidade de provar a chamada comida de rua, em criações inventivas. Aproveite-se, pois, o fim de semana prolongado.
Arrebita Idanha Bio > Penha Garcia > 3 out, sáb 12h30-19h > Idanha-a-Velha > 4 out, dom 12h30-20h30 > pratos €5 a €8 > www.arrebitaportugal.pt