A casta Alvarinho, representada pelos vinhos Muros Antigos e Parcela Única, da Quinta da Torre, é a sugestão do enólogo Anselmo Mendes, para beber em casa.
O Muros Antigos, oriundo de vinhas de encosta, entre 100 e 350 metros, fermentado em inox e estágio sobre borras finas, apresenta uma grande complexidade aromática, notas cítricas, frutados e florais, bem como uma acidez vibrante. Já o Parcela Única, de um terreno especial da Quinta da Torre, estagiou em barricas de carvalho durante nove meses. É também um vinho complexo, de acidez vibrante, madeira discreta e boca untuosa.
Está para breve a abertura ao enoturismo da Quinta da Torre, propriedade com 62 hectares, na freguesia de Moreira, junto das margens do rio Gadanha, afluente do rio Minho. O projeto turístico, do enólogo Anselmo Mendes, albergará, além de alojamento, um centro de experimentação do vinho Alvarinho.
Anselmo Mendes está ligado ao mundo vinhateiro há mais de três décadas, tendo já criado vinhos em regiões como Douro, Alentejo, Dão, Bairrada, Lisboa e Açores. Mas é na Região dos Vinhos Verdes e, em particular, na casta Alvarinho, que está o foco do seu trabalho como enólogo. Fermentação e estágio em barricas de carvalho francês, maceração, estudo de parcelas e solos têm resultado em vinhos diferenciados que são a expressão deste terroir da sub-Região de Monção e Melgaço.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/05/TEASERVINHOS-1-1600x758.jpg)
Parcela Única Alvarinho > €30 > Muros Antigos Alvarinho > €9,50