Abrir uma loja online era um projeto antigo, mas estava “guardado dentro de uma gaveta”, conta Laura Branco, da Manteigaria Silva, loja centenária especializada em charcutaria, entre outros produtos de origem portuguesa, na Baixa de Lisboa. Por falta de tempo, a decisão foi sendo adiada até à altura em que foi decretado o estado de emergência. “Nesse momento, fomos abrir as gavetas das ideias antigas”, continua Laura.
Em menos de três semanas, a Manteigaria Silva estava online: “No meio do caos e do medo, tivemos de chamar informáticos, programadores e o fotógrafo, mas conseguimos reunir uma sinergia muito positiva”, refere a filha do atual proprietário, José Taboaço Branco.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/Pai-Frente-Loja-C%C3%B3pia-1600x1067.jpg)
Desde 13 de abril que é possível fazer compras online, com entrega em casa. A loja, no número 1 da Rua Dom Antão de Almada, continua de portas abertas, estando encerradas as lojas no Mercado da Ribeira e no restaurante Vela Latina.
Enquanto vão acrescentando mais referências a estas prateleiras virtuais (em breve, vão adicionar mais de 70 produtos), fique a saber o que pode pôr no carrinho. Queijo serra da Estrela, de leite de ovelha da raça Bordaleira certificada, com diversos tempos de cura, um processo artesanal da responsabilidade de José Taboaço Branco. “É o meu pai que faz a cura, mesmo nesta altura mais complicada, ainda lá vai para espreitar como está a correr o processo”, comenta Laura Branco.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/IMG_5958_HighRes-1-1600x1067.jpg)
A estes, juntam-se o queijo São Jorge DOP e o Queijo Terrincho Velho, entre outros. Também na área da charcutaria, destacam-se os presuntos de Chaves, pata negra e porco preto. “São todos cortados e embalados, no momento da entrega”, acrescenta Laura. Há ainda copita, paiolas, paios, painhos, alheiras, morcelas, mouras, chouriços, linguiças e salpicões, feitos em diversos pontos do País. Outro produto que distingue a Manteigaria Silva é o bacalhau, escalado a bordo das embarcações e de imediato sujeito à cura tradicional portuguesa, com sal marinho. Actualmente, é pescado em águas islandesas, de forma sustentável, e rigorosamente inspecionado antes de chegar à loja.
Também o vinho está bem presente nestas prateleiras. Uma seleção que inclui, entre outras referências, quatro vinhos especiais, dois brancos e dois tintos, criados pelo enólogo Dirk Niepoort para a Manteigaria Silva. Todos têm um rótulo preto, para que cada pessoa possa personalizar com uma mensagem antes de oferecer, usando o apagador e o giz que chega com a encomenda.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/IMG_8395_300Dpi-1600x1066.jpg)
A Manteigaria Silva abriu em 1890, com uma visão bem definida, explica Laura: “Ser a referência no comércio tradicional português, oferecendo em poucos metros quadrados o melhor da gastronomia portuguesa e produtos genuínos de Portugal continental e das ilhas.” E, ao longo dos anos, conseguiu manter essa visão, acrescentamos nós.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/2048_Manteigaria-Silva-8428_302Dpi-1-1600x1067.jpg)
Manteigaria Silva > R. Dom Antão de Almada, 1, Lisboa > T. 21 342 4905 > seg-sáb 10h-13h, 14h-18h > www.manteigariasilva.pt > Entregas até 30 de abril gratuitas para encomendas superiores a €30, nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Sintra, Loures, Odivelas, Almada e Seixal > restante território nacional acresce taxa de transporte