A 3.ª edição do Lisbon Bar Show chega esta terça, 17, e quarta, 18, ao Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, em Lisboa. Durante estes dois dias, decorre uma das maiores feiras dedicadas às bebidas destiladas e espirituosas.
Cada uma das suas três salas (com capacidade total de 350 lugares) terá uma programação especial. Na maior, a Forum, destaca-se, no dia de abertura, a competição Glassology, às 14 horas. Trata-se de um convite feito pela marca Libbey, criada nos Estados Unidos, a um grupo de barmen (João Couto, Nuno Silva, Richard Zijlstra, Jesus de Los Mozoz & Jesus Lopez, Robert Schinkel e Dries Vanlerberghe) para desenharem o copo perfeito. Segue-se, às 16 horas, a palestra com a barwoman Martina Breznanova, que trabalha no Nightjar, em Londres, (3.º melhor bar do mundo).
Neste mesmo dia, na México Room, passarão nomes como Deano Moncrieffe (14h), conhecido por incluir especiarias e licores de origem francesa e jamaicana; Tomas Estes, com 26 anos de carreira e que já fez mais de 4 milhões de margaritas (15h10), Julio Bermejo, bartender do melhor bar de Tequilas do mundo (16h20) e Jose Luis Leon (17h30), que chefia o melhor bar da América Latina, o Limantur.
Um dos momentos mais marcantes da Lisbon Bar Show é a criação do Dia Nacional do Cocktail, que será celebrado pela primeira vez em Portugal esta quarta-feira, 18, em cerca de uma centena de bares, garrafeiras e hotéis do País (ilhas incluídas). Trata-se de uma iniciativa organizada pela Lisbon Bar Show, a Anebe – Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas e a Associação Barmen de Portugal, e que se prolonga até ao próximo dia 25. Durante esta semana, cada bar alia-se a uma marca, proporcionando a degustação de uma bebida, especialmente criada para estes sete dias, com preços que variam entre os 4 e os 7 euros.
Ainda neste dia, 18, serão conhecidos a partir das 20 e 15, os vencedores dos Prémios Lisbon Bar Show, nas dez categorias – entre elas, Melhor Cocktail, Melhor Bar e Melhor Bar de Hotel.
A equipa composta pelo chefe de cozinha Ljubomir Stanisic, e pelo bartender Jorge Camilo, do restaurante 100 Maneiras, também vão marcar presença (sala Demo Bar, 17 mai, 14h50) bem como Salvatore Calabrese (18 mai, 15h15), um dos mais aguardados. Iniciou a sua carreira com apenas 11 anos, acumulando perto de cinco décadas de experiência nesta área. Está actualmente em Hong Kong.
A equipa do restaurante 100 Maneiras também vai marcar presença (sala Demo Bar, 17 mai, 14h50), bem como Salvatore Calabrese (18 mai, 15h15), um dos mais aguardados. Iniciou a sua carreira com apenas 11 anos, acumulando perto de cinco décadas de experiência nesta área. Está actualmente em Hong Kong.
Até lá, pode preparar e saborear o Vodkatini – feito por Paulo Gomes, eleito o melhor barman em 2014, do bar speakeasy Red Frog (R. do Salitre, 5A, Lisboa), um dos participantes do Dia Nacional do Cocktail –, usando o passo a passo do vídeo.
Conheça aqui lista completa dos aderentes do Dia Nacional do Cocktail.
Lisbon Bar Show > Instituto Superior de Agronomia > Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, Lisboa > 17-18 mai, ter-qua 13h-21h > €30 (2 dias, inclui degustações em todos os expositores)