
Se o peixe for a preferência, impõe-se o robalo na brasa, no pão e no sal, o linguado na brasa ou au meunier, goraz no forno, peixe-galo frito, caldeirada ou massada 5 Oceanos
Rui Duarte Silva
Há dois restaurantes com o nome 5 Oceanos: um em Lisboa, na Doca de Santo Amaro, que já visitámos; outro em Matosinhos, junto da praia, aonde vamos. Além do nome, têm a mesma ideia, baseada nos peixes e mariscos frescos. Mas são diferentes: o de Matosinhos caracteriza-se por dar preferência aos peixes maiores e por servir doses generosas, sobretudo nas “sugestões do dia”. Instalado num prédio antigo com fachada de azulejos azuis, tem uma sala ampla, bonita e confortável, na qual se destacam a montra de pescado, o aquário e a grande cortina em pano cru com o desenho do logótipo.

Rui Duarte Silva
Come-se bem, ali. E há muito por onde escolher, entre mariscos, peixes e sugestões do dia. As amêijoas à Bulhão Pato, as vieiras salteadas, e as gambas e o polvo “à guilho” garantem a entrada segura na refeição. A seguir, se a opção for marisco não podem ser esquecidos os arrozes de lagosta e de lavagante, bem cozinhados e melhor providos da carne firme e saborosa dos crustáceos; o misto de marisco, com lagosta, sapateira, camarão da costa, camarão-tigre, amêijoas e vieiras, uns cozidos, outros grelhados, num conjunto bem afinado; e a lagosta “à armoricana”, o lavagante grelhado, o camarão-tigre na brasa, a sapateira recheada, entre outros. Se a preferência for para o peixe impõe-se: o robalo na brasa, no pão e no sal; o linguado na brasa ou au meunier; o goraz no forno; o peixe-galo frito com açorda de ovas, que é um dos pratos mais pedidos; a caldeirada, que leva sempre raia, tamboril, robalo e outros peixes frescos do dia; a massada 5 Oceanos, com tamboril e gambas; e outros em que, além do tempero certo e da cozedura adequada, se evidencia a qualidade da matéria-prima. Nas sugestões do dia há cerca de uma dezena de itens, incluindo pratos sazonais, como a sardinha no verão e a lampreia no inverno, e pratos mais regionais e mais acessíveis no preço, como as tripas à moda do Porto, o polvo à minhota ou as pataniscas de bacalhau com arroz do mesmo, tal como as de polvo. São pratos cheios de sabor e de caráter. Existe, de segunda a sexta-feira, um menu executivo com entrada, parto, sobremesa, bebida e café por 15 euros. Boa doçaria, entre a qual se contam especialidades regionais, como o pão de rala e o pudim Abade de Priscos. Boa garrafeira. Serviço atento e simpático.
5 Oceanos > R. Heróis de França, 689, Matosinhos > T. 22 937 2941 > seg-dom 12h-16h, 19h-24h > €30 (preço médio)