Há dois anos, quando trocou uma pequena cidade em New Hampshire, nos Estados Unidos, pelo Porto, Rose Larrivee “não sabia muito bem qual o negócio que queria ter”. A norte-americana de 37 anos e o companheiro vieram viver para a Europa “com o objetivo de mudar de vida” e viram em Portugal um “país fácil para viver, com um clima bom, onde as pessoas são simpáticas”.
Rose, que até então tinha trabalhado na gestão de empresas, “não parava de sonhar com uma livraria”, confessa-nos, entre sorrisos, atrás do balcão da Rosebud Bookshop, aberta desde agosto na Rua de Cedofeita, onde só tem livros em inglês. “O universo conduziu-me até aqui”, diz.
O sucesso tem sido visível no entra-e-sai de clientes, portugueses e estrangeiros a viver no Porto. Nos três primeiros meses de abertura, Rose vendeu 3 400 livros, contabiliza, apontando os títulos com mais saída: Intermezzo, de Sally Rooney, I Who Have Never Known Men, de Jacqueline Harpman, Small Things Like This, de Claire Keegan, Monstrilio, de Gerardo Sámano Córdova, e As Long as the Lemon Trees Grow, de Zoulfa Katouh. “Sabia que os portugueses liam em inglês, mas não imaginava que lessem tanto”, confessa, enquanto atende Bruna Saade Barros, estudante universitária de 23 anos que, entre vários livros, leva Os Miseráveis, de Victor Hugo, e admite “só ler em inglês”.
Entre as prateleiras de ficção, drama, história, filosofia, novela gráfica, natureza, infanto-juvenil, há duas dedicadas aos autores portugueses traduzidos para a língua inglesa, sobretudo José Saramago e Fernando Pessoa. Rose gostaria de fazer crescer a oferta, mas lamenta “a dificuldade em encontrar livros de escritores portugueses traduzidos”.
Depois de ter lançado, há uns dias, um clube de leitura – a sessão, à volta do livro The Full Moon Coffee Shop, de Mai Mochizuki, teve casa cheia –, Rose Larrivee planeia dar-lhe continuidade em encontros mensais a partir de janeiro.
Segunda mão À entrada da livraria da Rosebud há um carrinho de livros usados que revertem em crédito para a compra de livros novos
Rosebud Bookshop > R. de Cedofeita, 634, Porto > ter, qui 10h-13h30, 16h-19h, qua, sex-sáb 10h-12h30, 13h30-19h