Durou até meados de novembro o varejo manual das azeitonas nos 40 hectares de olival da Quinta de Ventozelo, espalhado por diferentes zonas desta propriedade de 400 hectares (metade dos quais são de vinha), em Ervedosa do Douro. Há o olival do Rio, o do Pombal, o da Cantina, o da Raposeira e o da Serra, com variedades de azeitona Galega, Verdeal Transmontana, Cobrançosa, Madural, e um pouco de Negrinha de Freixo.
“No Douro, a margem direita e esquerda do rio têm perfis diferentes”, diz Francisco Ataíde Pavão, responsável pela produção de azeite em Ventozelo, enquanto nos dá a provar o “ouro líquido” extraído no lagar há cinco dias. “Neste olival, temos cotas desde o rio com uma diferença enorme de exposição solar. Costumo dizer que o azeite do Douro é guloso, mais doce. Em Trás-os-Montes é mais amargo”, explica o especialista.
As notas a maçã verde, casca de noz, rama de tomate, com toques picante e frutado, vão bem com o menu Azeite Novo (€50, vinhos incluídos), servido no restaurante Cantina de Ventozelo, durante os fins de semana de novembro, pelo chefe José Guedes, que acumula a gestão desta cozinha com a do restaurante Casario, no Porto, também propriedade do grupo Granvinho.
O repasto inicia com o azeite novo, que chega à mesa servido em almotolias, no qual se demolha o pão feito na padaria de Ervedosa do Douro. Para entrada, servem laranja fatiada azeitada (lá para dezembro, as da quinta devem estar no ponto), e truta corada com escabeche de legumes da horta. O prato principal é uma portuguesíssima combinação de lombos de bacalhau com grão-de-bico e acelgas.
O remate perfeito será uma mousse de chocolate regada com azeite e flor de sal. Tudo harmonizado com vinhos da quinta: branco, tinto e Porto. “O produto de 2022 não é igual ao deste ano. O azeite não é uma fórmula química, é sumo de azeitona e pronto”, avisa Francisco Pavão. Por isso, é aproveitar cada colheita.
Este ano, em Ventozelo, tal como em outras zonas do País, a produção deve ser metade do que em anos anteriores: cerca de 2 500 litros de azeite.
Cantina de Ventozelo > Ventozelo Hotel e Quinta > Ervedosa do Douro, São João da Pesqueira > T. 254 249 670 > até final nov, sáb-dom 12h30-15h, 19h30-22h > €50 (vinhos incluídos)