O balcão quase nunca tem descanso. A cada minuto vai chegando gente e mais gente movida pela atração dos preços baixos do primeiro espaço de restauração a baixo custo da cidade.
A título de exemplo, na Padaria Low Cost.Come, aberta na semana passada na Baixa do Porto, o pão sai a oito cêntimos a unidade. Se levar 13 desembolsará apenas um euro.
O low cost tem entrado rapidamente no vocabulário português. Depois das viagens de avião, dos hostels ou, até, da decoração, também a restauração aderiu ao conceito. Neste caso, a ideia nasceu há um ano e meio em Oliveira de Azeméis pelos irmãos Paulo e Miguel Costa envolvidos no negócio da panificação há mais de uma década.
Na altura, não se livrou, contudo, de alguma polémica com acusações de concorrência desleal por parte do setor da panificação. Certo é que o espaço do Porto já é o quinto franchisado a somar à loja própria de Paulo e Miguel Costa em Santa Maria da Feira.
E o número não ficará por aqui. Os proprietários querem abranger as 20 padarias este ano e já existem contactos para internacionalizar a marca (ver Tome nota). Nuno Moreira, engenheiro civil, o proprietário da padaria no Porto, decidiu apostar neste negócio em “alternativa à falta de trabalho” na sua área. “Ou emigrava ou abria um negócio próprio. Preferi investir a emigrar”, conta.
Mas qual o segredo para os preços competitivos? “Já que estamos a vender barato, temos que vender em quantidades. Cada loja tem fabrico próprio, mas os produtos são comprados em conjunto.” Outros detalhes como café servido em copos descartáveis, e o facto de não existir serviço à mesa, fazem parte da gestão low cost.
PREÇOS
Pão: ¤0,08 unidade (13 pães ¤1); Bolos: ¤0,50; Bifana: ¤1,50; Café: ¤0,40
TOME NOTA
A sétima Padaria LowCost.Come abre dia 14 e, Almada. Seguir-se-ão, depois, Gondomar, Póvoa de Varzim, Viseu e Chaves. A internacionalização da marca pode iniciar-se em Barcelona
PADARIA LOW COST.COME Pç. General Humberto Delgado, 307, Porto T. 22 208 0660 Seg-Dom 6h30-20h