Tem um ar castiço e popular, com prateleiras feitas de paletes de madeira, telhado a cobrir o balcão e tecidos coloridos a dar vida à decoração.
O nome típico, Maria Sardinha, assenta-lhe bem, assim como a localização, na Rua das Taipas, no coração do centro histórico, habitado por pessoas com o coração na boca.
É uma mercearia simples, sonhada por duas amigas de infância, Rosário Rocha e Sara Alves, designers de formação, onde vendem produtos de eleição e expõem alguns dos seus trabalhos manuais.
A prioridade é dada à Região Norte. “Temos de ajudar o vizinho do lado”, defende Sara. As conservas de Matosinhos, as bolachas e biscoitos de Valongo, a cerveja artesanal do Porto, os enchidos e os fumados de Armamar ou a broa de Avintes (às sextas-feiras) são algumas das iguarias em destaque. Todas disponíveis para prova em pequenas mesas.
Às sextas-feiras, o horário da Maria Sardinha prolonga-se e dá-se lugar à festa, com a preparação de petiscos. Pensando nos turistas, a dupla fez uma série de recordações artesanais, como molduras com fotografias e ilustrações do Porto, galos e andorinhas de barro com pinturas garridas, corações de Viana em tecido e, claro está, muitas sardinhas.
MARIA SARDINHA
R. das Taipas, 51, Porto
T. 93 823 5344
Seg-Qui/ Dom, 10h-20h, Sex 10h-24h