Agosto é o mês em que a noite algarvia atinge uma temperatura ainda maior do que aquela que se verifica durante os longos dias de praia. Vilamoura e Albufeira são os destinos mais quentes e, nos últimos anos, também Portimão tem vindo a conquistar alguma relevância.
Por seu turno, Faro tem passado discretamente ao lado da “movida” sulista. Inaugurado há poucas semanas, o Castelo – Cidade Velha pretende recolocar a capital algarvia no roteiro noturno. Com uma localização privilegiada, em plena zona histórica, paredes meias com o Castelo e a Ria Formosa, trata-se, de acordo com os seus responsáveis, de um projeto que quer ser “um local de diálogo entre várias disciplinas que, desde a música contemporânea às artes plásticas, da literatura à moda, permita o acesso a tendências, influências e estilos cuja manifestação tem sido insuficiente no Algarve.”
Intenções ambiciosas e que permitem juntar no mesmo espaço concertos de pop/rock, atuações de dj, fado, jazz, momentos de piano-bar, desfiles de moda, “sunsets” de final de tarde (a vista sobre a Ria Formosa consegue ser ainda mais fantástica nessa altura) e a noite propriamente dita.
O CASTELO – CIDADE VELHA
R. do Castelo, 11, Faro
T.289 822 244. 10h-4h.
Imperial €2, Whisky €6.
Fumadores: Sim