Estas são palavras com sabor a chocolate de leite, de cacau (até 83%), branco e, querendo, recheadas a limão, laranja, morango, ananás, maracujá, mirtilo… A Casa Grande Chocolatier, de Famalicão, fabrica um chocolate artesanal, gourmet, 100% nacional (excluindo o cacau que vem da Venezuela) e, falta um adjetivo, tentador…
Depois de abrir lojas em Barcelos, Braga, Coimbra e Vila do Conde, chegou agora a vez de Matosinhos. A vaca, imagem de marca da Casa, está “parada” a dois passos da Câmara Municipal, mas o que primeiro chama a atenção é a decoração do espaço e o universo de fantasia. O chocolate/tentação desafia quem passa sob diversas formas: as tradicionais tabletes e bombons recheados, mas também chupa-chupas, paus de canela com chocolate, tabletes recheadas, mosaicos (quadrados finos e fáceis de partir, com pinhões, figos, nozes, arroz tufado), chocolate em pó, em forma de creme para barrar, a envolver frutos secos e cereais…
É uma chocolataria, sim, mas a ideia é que tudo o que ali se vende possa ser apreciado com calma. Por isso, há mesas, uma pequena esplanada, serve-se café, salame e bolo de chocolate, panquecas com gelado…
Para pôr as mãos na massa: Ao longo do ano haverá diversos workshops, dados por colaboradores da fábrica. No primeiro, já amanhã, 1, as crianças poderão aprender a fazer chupa-chupas de chocolate (18h30–20h. €18). Outros se seguirão, também para adultos.
CASA GRANDE CHOCOLATIER
R. 1.º de Maio, 146, Matosinhos
T. 22 938 3641
Seg-Sáb 9h-20h, Dom 10h-19h