Espelhos a revestir a maioria das paredes e uma iluminação mais cuidada são os detalhes que saltam à vista a quem entra na loja-ateliê de Nuno Baltazar, em plena Avenida da Boavista.
Seis anos depois da abertura, o estilista diz ter chegado a altura de repensar o seu interior de acordo com as peças que o vão povoando, algumas das quais pertencem à Baltazar Home Collection (objetos para a casa com a assinatura do estilista) que, esta semana (entre 23 e 26), estão a ser apresentadas em Londres, na exposição We Love Portugal integrada na 100% Design e, em janeiro, integram a Maison et Objects, em Paris.
Uma das maiores alterações do ateliê cuja obra esteve a cargo do arquiteto e sócio do estilista, Vítor Almeida foi a retirada do papel de parede, substituído por enormes espelhos que dão a este edifício do século XIX uma (ainda) maior sensação de imponência.
Os tetos de estuque passaram a ganhar uma maior visibilidade devido a uma iluminação mais cuidada. Esta remodelação vai ao encontro de um desejo do criador. O deste espaço “deixar de ser apenas uma loja de moda, e passar a ser uma loja de life style” onde se incluem, agora, produtos para o corpo e aromas de casa da Naturally European e Castel-Bel. No início do próximo ano, o estilista espera mesmo criar uma linha própria deste tipo de produtos a pensar nos “clientes que possam não ter dinheiro para comprar uma peça de roupa”.
Por enquanto, aqui e ali, entre as coleções de roupa, a loja vai sendo povoada por algumas das suas criações para a casa. Candeeiros, baús, caixas, porta-retratos são “inspiradas no universo da marca e das próprias coleções”. “Com a vantagem de estas peças não morreram ao fim de seis meses “, ironiza o criador de moda.
Algumas das coqueluches são, por exemplo, o candeeiro de pé Ópera (considerada a peça vedeta porque tem sido a mais vendida), o baú Marrakesh, o candeeiro de mesa Morabeza e a consola Desert (presentes também em Londres).
Ao longo desta semana, haverá ainda outros motivos para visitar a loja do criador. A nova coleção outono/inverno já estará nos charriots. Intitulada Paris, Deco, New York, é, segundo Nuno Baltazar, “uma coleção muito urbana, mais jovem do que é habitual” para combater a ideia “que a marca é só um vestido de festa”.
NUNO BALTAZAR ATELIER Av. da Boavista, 856, Porto T. 22 606 5081 www.baltazar.com
Algumas peças para casa da Baltazar Home Collection estão à venda na loja de arquitetura e design de interiores EU SEI QUE VOU TE AMAR, R. da Venezuela, 53, Porto