Sem surpresas, um novo estudo com ratinhos, publicado no Immunity & Ageing, mostrou que o consumo elevado de gorduras durante três meses levou a problemas metabólicos, inflamação do intestino e alterações dramáticas no microbioma, enquanto a mesma dieta limitada a três dias não teve nenhuma destas consequências. O que foi surpreendente, para os investigadores da Universidade do Ohio, EUA, que levaram a cabo esta investigação, foi o efeito no cérebro.
Os investigadores separam os roedores em grupos, entre mais novos e mais velhos. Uns receberam uma alimentação rica em gorduras durante três dias apenas, outros durante três meses. A ideia era comparar a velocidade a que as alterações se dão no cérebro versus no resto do organismo.
No que toca ao cérebro, a equipa descobriu os três dias de ingestão de gordura saturada foram suficientes para provocar problemas de memória e inflamação no cérebro dos adultos mais velhos. Mas só neste grupo. Nos mais novos não foram registadas estas alterações.
Os resultados afastam a ideia de que a inflamação no cérebro relacionada com a dieta, observada nos mais velhos, seja provocada pela obesidade, como se acreditava até aqui.
“Os regimes alimentares pouco saudáveis e a obesidade estão ligados, mas não são inseparáveis”, afirma Ruth Barrientos, investigadora do Instituto de Investigação em Medicina Comportamental da Universidade Estatal de Ohio. “Mostrámos que, no espaço de três dias, muito antes de a obesidade se instalar, estão a ocorrer tremendas alterações neuroinflamatórias”, reforça.
“As alterações no corpo de todos os animais estão a acontecer mais lentamente e não são realmente necessárias para causar as deficiências de memória e as alterações no cérebro. Nunca teríamos sabido que a inflamação do cérebro é a principal causa das deficiências de memória induzidas por uma dieta rica em gordura sem comparar as duas linhas de tempo”.
Para o estudo foi usada uma dieta em que 60% das calorias provinham de gorduras saturadas, o que tem equivalência a uma série de opções comuns em restaurantes de fast food, como um hambúrguer duplo com queijo, por exemplo.