Os videojogos podem desencadear arritmias cardíacas, colocando em risco de vida as crianças e jovens mais suscetíveis e sem diagnóstico prévio. A conclusão é do estudo publicado no Heart Rhythm, o jornal oficial da Heart Rhythm Society.
Os investigadores documentaram um padrão incomum, mas distinto, entre crianças que perdem a consciência enquanto jogavam. Os autores referenciaram jogos de guerra com vários jogadores, no estilo Call Of Duty, como o gatilho mais frequente para esses episódios.
“Os videojogos podem representar um sério risco para algumas crianças com condições arrítmicas”, alerta a principal autora do estudo,Claire M Lawley. “Crianças que de repente perdem a consciência durante os jogos devem ser avaliadas por um cardiologista, pois isso pode ser o primeiro sinal de um problema cardíaco grave”, acrescenta a investigadora.
Dos 22 pacientes identificados como tendo experimentado arritmia ventricular suspeita ou comprovada durante os jogos – com idades entre os 7 e os 16 anos e sendo 19 do sexo masculino – seis (27%) sofreram uma paragem cardíaca e quatro (18%) morreram subitamente.
“Já sabemos que algumas crianças têm problemas cardíacos que podem colocá-las em risco ao praticar desportos competitivos, mas ficámos chocados ao descobrir que alguns pacientes estavam a ter perdas de consciência durante os jogos”, admite o co-autor do estudo, Christian Turner. “Os videojogos eram algo que eu pensava anteriormente que seriam uma ‘alternativa segura'”, acrescenta. E, apesar de a amostra ser limitada, o investigador afirma que esta é “uma descoberta muito importante. Precisamos de garantir que todos saibam o quão importante é fazer um exame quando alguém teve um episódio de desmaio nessas circunstâncias.”