Há quem fique com a pele a arder como se tivesse andado nas urtigas. Há quem relate um inchaço e manchas nos dedos dos pés. À medida que se conhecem melhor os sintomas da Covid-19 mais se confirma a variedade de problemas dermatológicos que são sentidos pelos doentes. Mas se a atenção extra a dar aos pés já era conhecida, sabe-se agora que não são o único sintoma de pele que pode dar sinal do caso de se ser portador do vírus. E há erupções cutâneas que podem aparecer mesmo depois de a infeção ter desaparecido.
Oiça-se James Bradley, cirurgião plástico certificado pela Northwell Health, entidade de saúde privada em Nova Iorque, nos EUA, que trabalha diretamente com doentes hospitalizados com Covid-19. Foi quem relatou uma ampla gama de sintomas na pele naqueles pacientes. Em geral, numa determinada área do corpo.
“Já observámos erupções cutâneas no tronco, mas também na zona do umbigo e nas costas. São rosadas, secas e causam imensa comichão. Noutros doentes, geralmente com infeções mais graves, aparecem zonas inchadas e mais vermelhas. Só que estes sinais tanto podem ser provocados por uma resposta imune ou por uma manifestação viral.”
Não é o único a pensar assim. Harold Lancer, dermatológicas certificado pela mesma Northwell Health, também garante que há uma série de possíveis problemas de pele que devem ser observados. “Erupções cutâneas tipo espinha, que podem causar comichão, são as mais comuns. Notam-se ainda manchas vermelhas, tal como outras que parecem eczemas inflamados.”
A explicação parece ser que o vírus causa inflamação dos vasos sanguíneos. E como os dedos dos pés têm os menores vasos são os que correm mais riscos. “E quando estão azulados e avermelhados isso quer dizer que há danos”, remata.
Dois a 20% dos casos
Dados recolhidos tanto em Itália como na China documentam também a mesma perceção – 2 a 20% dos infetados com Covid-19 têm efeitos na pele. E é uma informação que vai ao encontro dos sintomas detetados nas crianças que aparentavam estar a desenvolver a doença de Kawasaki – que causa, lá está, inflamação nos vasos sanguíneos e erupção cutânea.
Mas o que mais surpreendeu os especialistas da pele é que estes sintomas apareceram sobretudo em pessoas que pareciam não ter outros sinais de doença. “Pode ser um dos sintomas a dar atenção, quando não há outros”, defende ainda Bradley, citado pelo Huffington Post. Daí defender, como os outros especialistas, que vale a pena ligar ao médico. Sempre que notar alterações.