Alguns profissionais da área da Saúde estão chocados com o equipamento de proteção que receberam esta sexta-feira do Estado. O kit é composto por viseiras e proteção da face: óculos de sol escuros, folhas de acrílico e molas.
“Este foi o material recebido hoje em vários centros de saúde da zona Norte. Este é o material de proteção contra o coronavírus. Não há máscaras, óculos nem álcool. Apenas óculos de sol, folhas de acetato e molas para prender”, diz uma médica no Facebook, acrescentando: “É com isto que eles querem que os profissionais estejam na linha da frente?”
À VISÃO, alguns profissionais que receberam o kit disseram sentirem-se “indignados e chocados”. Este kit com óculos, acetatos e molas foi entregue em vários centros de saúde da zona de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, pelo menos. Ou seja, no ACES ( Agrupamento de Centros de Saúde) do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.
A falta de material de proteção entre os médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais que trabalham nos estabelecimentos de saúde é um problema cada vez maior.
“No meu hospital é-nos dada apenas uma máscara cirúrgica. Não há os chamados bicos de pato ou as máscaras preconizadas para esta situação”. Além do mais, é uma por dia. O que significa que contactamos com doentes e somos um vetor de propagação. Os auxiliares, então, nem se fala. Usam a mesma bata de papel, luvas e máscara e não trocam. Transportam dezenas de doentes com o mesmo equipamento. Já se pode imaginar a cadeia de transmissão”, diz outra médica.