Objetivos
- Capacitar comunidades urbanas excluídas com vista à melhoria da sua qualidade de vida;
- Promover processos de mudança social, num processo de autonomização dos diversos agentes;
- Criação de dinâmicas comunitárias participadas;
- Promover ações que facilitem a aproximação à sociedade de informação.
Descrição
Trata-se de um programa de combate à pobreza e exclusão social em meios urbanos. Neste âmbito, o K’CIDADE “tem como missão promover iniciativas e dinâmicas sustentáveis de desenvolvimento local, centradas na participação e capacitação das comunidades e tem como princípios uma abordagem integrada e de longo prazo, empowerment, sustentabilidade, participação e monitorização e avaliação” (www.akdn.org/portugal_urbano.asp).
Centra-se em territórios deprimidos, com foco em públicos vulneráveis ou excluídos, sendo de destacar os seguintes eixos de intervenção: educação, desenvolvimento económico e cidadania. Integra ações de mobilização comunitária, animação de redes locais, apoio a projetos de inovação comunitária, utilização de tecnologias de informação e comunicação, capacitação e fortalecimento das organizações locais e estabelecimento de Centros de Inovação Comunitária.
O K’CIDADE inclui ainda projetos âncora, inovadores e estruturantes, sendo de apontar os seguintes exemplos:
- Na área da empregabilidade, pretendem dinamizar-se redes locais e regionais para o emprego com a oferta de cursos de formação de curta duração orientados para postos de trabalho específicos;
- Na área do empreendedorismo, desenvolveu-se um Programa de Criação de Negócios centrado na criação de autoemprego e microempresas.
A Área Metropolitana de Lisboa foi selecionada como zona de intervenção piloto, com destaque para a Alta de Lisboa (Projeto Urbanístico do Alto do Lumiar), a freguesia da Ameixoeira e a freguesia de Mira Sintra.
Abrangência Territorial
Área Metropolitana de Lisboa como zona piloto (Alta de Lisboa, Ameixoeira, Mira Sintra). Em 2008/9, o K´CIDADE alargou a sua área de intervenção a outros dois territórios de contexto urbano, correspondentes à freguesia da Charneca e Tapada das Mercês. Foi também criado um novo território, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, na Quinta do Lavrado (Vale de Chelas).
Parceiros
Fundação Calouste Gulbenkian
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Câmaras Municipais de Lisboa e de Sintra
Patriarcado de Lisboa
Hewlett Packard
Associação Empresarial do Concelho de Sintra
Associação Criança
Teve o apoio da EQUAL/Comissão Europeia.
Resultados/Impactos
– Promoção de desenvolvimento comunitário junto de 31.400 indivíduos.
Período de Execução
Foi lançado em 2004. Estima-se uma duração mínima de 10 anos.
Link