Imagine passar férias no interior de uma suite eco sustentável que, até chegar ao local onde foi colocada a aldeia de Marialva foi transportada num camião! Imagine ainda (se puder feche os olhos) que se encontra a tomar o pequeno-almoço ao ar livre com esta aldeia histórica a seus pés…
O cenário não é uma quimera. Há duas semanas que o projeto turístico Casas de Côro disponibiliza, entre a sua oferta de alojamento, a suite eco sustentável dos Bogalhais, vinda diretamente de Espanha onde foi idealizada pelo arquiteto de interiores Tomás Alía para a Rusticae (associação espanhola que inclui pequenos hotéis de charme na cidade e no campo).
As Casas de Côro constituídas por casas de aldeia foram escolhidas para parceiro deste projeto. A ideia inicial passava por acolher esta suite móvel por alguns meses, mas esta unidade turística acabou por adquiri-la por 80 mil euros. “O objetivo foi ter um produto diferente que permita o contacto com a natureza”, conta Paulo Romão, o proprietário, admitindo que, se a recetividade for positiva, poderá vir a adquirir mais suites móveis.
Instalada num local entre sobreiros, a poucos metros das Casas, a suite (€195 até final Set, €185 época baixa) possui uma vista privilegiada para o castelo e para a aldeia. “O local é mágico, como se fosse uma plateia natural”, define o empresário acrescentando que “a sua colocação foi pensada para aquele enquadramento”.
O facto de ser sustentável é, sem dúvida, uma das mais-valias. É feita de madeira natural e o seu interior respira ecologia. Senão vejamos: tanto os colchões como as almofadas são feitos com materiais reciclados, toda a água utilizada é aquecida através de painéis solares e reutilizada através de processos biológicos. A água da chuva pode ainda ser armazenada para ser utilizada.
Comparando com uma suite convencional, o consumo de energia e água é reduzido em 72%. O interior (36 m2) possui uma cama de casal king size, casa de banho privativa com duche e banheira com jardim vertical. No exterior possui dois decks privativos com cadeiras e mesas de leitura, e ainda duas espreguiçadeiras. O contacto com a natureza em estado puro, entre o Douro e as Beiras, pode ser depois desbravado a pé ou de bicicleta.
TOME NOTA
Esta suite permite uma redução de 65% de emissões de CO2 durante toda a sua vida, equivalendo ao CO2 absorvido por um bosque com 1,40 hectares.
CASAS DE CÔRO
Marialva
T. 91 755 2020
www.casasdocoro.com.pt