CASA DAS ARTES
Casa antiga recuperada onde funciona um auditório – com uma programação interessante -, uma biblioteca e uma sala de exposições.
Jardim dos Centenários, Arcos de Valdevez. Tel. 258 520 520.
DOÇARIA CENTRAL
Fundada em 1830, aqui não faltam especialidades regionais: os charutos dos arcos, cilindros feitos de massa de hóstia e recheio de gemas de ovos e açúcar; os rebuçados dos Arcos, “bombas” de açúcar com cerca de 3 cm, embrulhados em papel de seda de várias cores; e os bolos de festa, também chamados bolos brancos, amarelos ou de gema, de forma pequena e circular, cobertos com glacê branco.
R. General Norton de Matos, 47, Arcos de Valdevez. Tel. 258 515 215.
CENTRO DE EXPOSIÇÃO E VENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS
Vende produtos artesanais da região, com destaque para os lenços dos namorados.
Lg. da Cooperativa, Ponte da Barca. Tel. 258 455 515.
MOSTEIRO DE BRAVÃES
Classificado como monumento nacional, data do século XIII, apesar de nele se notarem detalhes que remetem para arquiteturas mais antigas. Um dos grandes símbolos do românico minhoto.
Bravães, Ponte da Barca.
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
Entre muralhas, a igreja do séc. XV, do tardo-gótico português (embora com outras influências de estilo), foi sujeita a profundas obras de reabilitação que revelaram toda a sua imponência. Visitável nos horários de culto.
Lg. da Matriz, Caminha.
CONFEITARIA DOCELÂNDIA
Uma casa muito antiga, conhecida por ter a patente de alguns doces típicos, como os “caminhenses”, as “mocas” e as “sardinhas doces”.
R. S. João, 32, Caminha. Tel. 258 922 915.
MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA
O edifício do séc. XVIII retrata a história da região, da pré-história à romanização, através de um espólio arqueológico.
Tv. do Tribunal, Caminha. Tel. 258 710 300.
CASTELO DE MELGAÇO
Construído no séc. XII, possui uma planta circular e uma arquitetura de estilo românico. A torre de menagem alberga um núcleo museológico, centrado no património arquitetónico e arqueológico do concelho.
Melgaço, Tel. 251 410 191.
IGREJA MATRIZ
Edifício românico do séc. XII, alvo de várias intervenções ao longo dos tempos R. Direita, Melgaço.
IGREJA MATRIZ DE CASTRO LABOREIRO
Originalmente construída no século XII, em estilo românico, possui coro, torre e capela-mor de 1775 no estilo joanino ou de D. Maria Pia. Destaque para a pia baptismal, do século XII, e para as preciosas imagens.
Castro Laboreiro, Melgaço.
PORTA DE LAMAS DE MOURO
Uma das portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde os interessados podem recolher todas as informações antes de se lançarem num dos percursos pedestres pela serra.
Lamas de Mouro, Melgaço. Tel. 251 465 013.
CASA DA CULTURA DE MELGAÇO
Av. Capitão Salgueiro Maia, Melgaço. Tel. 251 410 060.
ESPAÇO MEMÓRIA E FRONTEIRA
Entre 1960 e 1970, muitos melgacenses engordaram a fatia dos portugueses que partiram em busca de melhores condições de vida. O Espaço – resultado da recuperação e ampliação do antigo matadouro municipal – pretende dedicar-se a esta história recente do concelho, relacionada com a emigração e o contrabando, favorecida pelos 61 km de fronteira terrestre e fluvial.
R. Loja Nova, Melgaço. Tel. 251 418 106.
MUSEU DO CINEMA
Jean Loup Passek – antigo diretor do Dictionnaire Larouse de cinema e do festival de cinema de La Rochelle, além de responsável pelo departamento de cinema do Centro Georges Pompidou -, escolheu Melgaço para acolher o espólio que recolheu, organizou e classificou ao longo de décadas.
R. Jean Loup Passek, Melgaço. Tel. 251 401 575.
SOLAR DO ALVARINHO
Dizem que os bons vinhos Alvarinhos devem caracterizar-se por cinco F’s: “Fortes, Formosos, Fragantes, Frescos e Frutados”. São produzidos somente no Noroeste de Portugal (concelhos de Melgaço e de Monção), devido ao microclima e ao solo. Nesta casa do séc. XVI é possível conhecer alguns dos seus produtores e receber informação sobre o “Ciclo do Alvarinho”. Outros produtos locais, como artesanato, presunto, chouriço, enchidos, broa ou mel, também podem ser aqui adquiridos.
R. Direita, Melgaço. Tel. 251 410 195.
IGREJA DE LONGOS VALES
No edifício românico, fundado por D. Afonso Henriques, em 1197, sobressaem os capitéis e a abside, esculpidos com figuras fantásticas. Visitas por marcação. Longos Vales, Monção. Tel. 96 543 7058.
IGREJA MATRIZ DE MONÇÃO
Fundada no reinado de D. Diniz, no séc. XIII, a igreja acolhe influências góticas, manuelinas, maneiristas e barrocas.
Lg. da Igreja Matriz, Monção. Tel. 251 652 259.
PARQUE DAS CALDAS
Zona Ribeirinha, Monção. Tel. 251 649 000.
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE MONTALEGRE
Pç. do Município, Montalegre. Tel. 276 510 200.
LOJA DO ECOMUSEU DO BARROSO
O espaço pretende ser uma mostra dos produtos da região: mel e compotas, mas também artesanato, como miniaturas em madeira de alfaias agrícolas, canastras, peças em burel e rendas.
Terreiro do Açougue, Montalegre. Tel. 276 510 203.
PARQUE DE LAZER DO TORRÃO DA VEIGA
Salto, Montalegre. Tel. 253 659 211.
PASTELARIA S. PAULO
Se quiser comprar o folar típico, recheado com carne e enchidos, encontra aqui exemplares feitos segundo os métodos tradicionais.
R. Direita, 25, Montalegre. Tel. 276 512 327.
POVOADO FORTIFICADO DE COSSOURADO
Um dos vestígios arqueológicos mais interessantes do concelho, da Idade do Ferro, foi alvo de um projeto de musealização e divulgação.
Cossourado, Paredes de Coura.
CENTRO CULTURAL DE PAREDES DE COURA
R. Cónego Bernardo Chouzal, Paredes de Coura. Tel. 251 780 124.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Em plena paisagem protegida, situa-se um edifício singular, junto à antiga Colónia Agrícola da Boalhosa. Para além dos inúmeros ateliês, são sugeridos vários percursos pedestres da rede municipal, numa região rica em habitats naturais, como carvalhais, turfeiras e bosques ripícolas. Os edifícios da velha escola foram transformados num simpático dormitório e cantina, para acolher grupos.
Lugar de Chã de Lamas Vascões, Lamas, Paredes de Coura. Tel. 251 780 010.
ARTESANATO DO GERÊS
Muitas peças em madeira, como brinquedos, barcos, espigueiros e tabuleiros, mas também chás e mel.
Vila do Gerês, Terras de Bouro. Tel. 253 391 618.
ASSOCIAÇÃO PEDRAS BRANCAS
No posto de vendas da associação encontra trabalhos em linho, réplicas de peças antigas, artesanato em madeira, produtos em vime e em barro, e peças de tecelagem em tirela.
Covide, Terras de Bouro. Tel. 253 351 070.
MUSEU ETNOGRÁFICO DE VILARINHO DAS FURNAS
A barragem do rio Homem, construída em 1972, condenou a aldeia ao desaparecimento, mas as memórias não ficaram submersas. O museu construído com as pedras de Vilarinho procura ser uma mostra viva do que foi a povoação. No museu também está instalada uma das portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, onde os visitantes podem recolher todas as informações sobre a região.
Campo do Gerês, Terras de Bouro. Tel. 253 351 888.
CASTELO D. DINIS
Lg. do Terreiro, Vila Nova de Cerveira. Tel. 251 794 727. 9h-18h.
CONVENTO DE S. PAIO
O antigo retiro franciscano, do séc. IX, foi convertido por José Rodrigues num centro cultural reconhecido dentro e fora de portas, pelas esculturas e quadros do artista, mas também pela sua magnífica coleção privada, que inclui imagens ecuménicas, peças orientais e desenhos de pintores como Ângelo de Sousa, Dórdio Gomes, Graça Morais, Soares dos Reis, Vieira da Silva ou Júlio Resende.
Loivo, Vila Nova de Cerveira. T. 251 796 008.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA BIENAL DE CERVEIRA
Av. das Comunidades Portuguesas, Vila Nova de Cerveira. Tel. 251 794 633
IGREJA MATRIZ PONTE DE LIMA
Mandada construir por D. João I, em 1425, reuniu ao longo dos séculos vários estilos arquitetónicos, do românico ao neoclássico.
Lg. da Matriz. Ponte de Lima.
ARTE E BACO – GALERIA VINOTECA
Espaço de tertúlias onde se pode provar vinhos, bolinar pelas tapas e fazer de conta que se está em casa. Para levar como recordação, existem produtos regionais e nacionais. Livros e quadros também podem ser apreciados. A recuperação da galeria teve assinatura do arquiteto Carvalho Araújo e ficou marcada pela utilização de placas de lousa em quase todas as superfícies.
R. Formosa, 19. Ponte de Lima. Tel. 258 938 043.
CASA REI
Os grupos folclóricos da região compram aqui todas as peças do vistoso traje minhoto, desde o trabalhado fato de mordomo ao de trabalho. As bonitas camisas bordadas são as peças mais procuradas.
R. da Porta Nova, 4. Ponte de Lima. Tel. 96 738 4577.
PARQUE TEMÁTICO DO ARNADO
Uma viagem pela história de arte dos jardins, com exemplares romanos, da renascença ou do barroco. Construído numa antiga e típica exploração agrícola do Minho, conserva algumas das suas características, como ramadas com vinha ou tanques e regueiras de granito. Aqui se encontra, ainda, um pequeno museu rural. Este é também o palco do festival internacional de jardins.
Campo do Arnado, Arcozelo. Ponte de Lima. Tel. 258 900 414.
TEATRO DIOGO BERNARDES
R. Agostinho José Taveira. Ponte de Lima. Tel. 258 900 414.
ALIANÇA ARTESANAL
Aqui se vendem os lenços dos namorados, que se julgam originários do séc. XVII e de Vila Verde, embora possam encontrar-se em várias localidades vizinhas. Bordados simples das gentes do campo, a maioria das vezes com versos pontuados por erros ortográficos, eram oferecidos quando o namoro se tornava sério.
Av. Dr. Bernardo Brito Ferreira, 716, Vila Verde. Tel. 253 310 580.
MUSEU TERRAS DE REGALADOS
Aqui se reúne a arte sacra da paróquia, com uma centena de peças de culto e uso religioso, do séc. XVI ao séc. XX.
Lugar da Igreja, 81, Pico de Regalados, Vila Verde. Tel. 92 735 3187.
MUSEU DA OURIVESARIA TRADICIONAL
No centro histórico da cidade, pode encontrar expostos e explicados os mais típicos “ouros da minhota”. Desde as tradicionais alianças às filigranas, são muitas as peças de coleção.
Rua Sacadura Cabral, 16, Viana do Castelo. Tel. 258 801 230.
BASÍLICA DE SANTA LUZIA
No cimo do monte com o mesmo nome, é uma varanda sobre a cidade. Um projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra, em construção durante 40 anos (1903-43).A última fase da obra foi dirigida pelo arquiteto Miguel Nogueira e a Basílica do Sagrado Coração de Montmartre (em Paris) é apontada como a inspiração. Para lá chegar, bastam sete minutos no elevador de Santa Luzia, instaldado junto à estação de Comboios de Viana do Castelo
Monte de Santa Luzia, Viana do Castelo. Das 8h00 às 18-20h00. Tel. 258 823 173.
CASTELO DE SANTIAGO DA BARRA
Fortificação marítima do séc. XVI, de forma poligonal e abaluartado, que hoje alberga a sede da Região de Turismo do Alto Minho.
Monserrate, Viana do Castelo. Tel. 258 820 270. 9h-17h30.
SÉ CATEDRAL DE VIANA DO CASTELO
Construção românico-gótica com origem no séc. XV. Lg. do Instituto Histórico do Minho, Viana do Castelo. Tel. 258 822 436.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO
Todos os pormenores do edifício carregam a marca Siza Vieira. E alteraram significativamente a frente ribeirinha da cidade minhota. Olhando pelas janelas que rasgam horizontalmente o betão branco das paredes, revelando uma vista magnífica sobre o rio Lima, tem-se a certeza que as leituras irão ser muitas vezes interrompidas por momentos de contemplação.
Al. 5 de Outubro, Viana do Castelo. Tel. 258 840 010.
CONFEITARIA NATÁRIO
A fama da confeitaria Natário, bem no centro histórico de Viana, vem de longe. Várias gerações fazem fila à porta da pequena casa, principalmente por causa das bolas de Berlim, mas também pelas mariazinhas, cavacas, meias luas, manjericos ou torta de Viana.
R. Manuel Espregueira, Viana do Castelo. Tel. 258 822 376.
FÁBRICA DA LOUÇA REGIONAL DE VIANA
Na loja de venda ao público, encontra uma das mais conhecidas marcas de faiança portuguesa, pintada à mão sobre fundo leitoso, com predomínio do azul, mas também do amarelo, verde e cor de vinho.
Lg. da Senhora da Ajuda, Miadela, Viana do Castelo. Tel. 258 828 908.
LETHES HOME
Artigos de têxtil lar e tapeçarias produzidos em teares manuais, inspirados na etnografia da região, mas adaptados a um design moderno.
Pç. da República, Viana do Castelo. Tel. 258 813 844.
MUSEU DO TRAJE
No edifício marcadamente do Estado Novo, sujeito a obras de renovação, encontramos este repositório da etnografia minhota. Além da exposição permanente, sobre o uso da lã e do linho no traje do Alto Minho, o museu acolhe exposições temporárias sobre o traje e a etnografia vianenses.
Pç. da República, Viana do Castelo. Tel. 258 809 300.
MUSEU MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO
Faianças, azulejos, mobiliário indo-português dos sécs. XVII e XVIII, além de pintura e desenho de artistas portugueses, constituem o espólio do museu, inaugurado em 1923.
Lg. de S. Domingos, Viana do Castelo. Tel. 258 820 377.
TERTÚLIA DO VINHO
Além dos vinhos, de todas as regiões vitivinícolas portuguesas, a tertúlia aposta em alguns produtos gourmet, sobretudo nacionais, como azeites, conservas, patés, chocolates, biscoitos e compotas. O espaço conta com um wine bar, com vinho a copo e tapas, e costuma realizar, regularmente, cursos e provas de vinhos.
R. Aurora do Lima, 77, Viana do Castelo. Tel. 258 838 240.
PARQUE URBANO DA CIDADE DE VIANA DO CASTELO E CENTRO DE MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL
Neste espaço com cerca de 20 hectares, desenvolvido através do Programa Polis, pode-se aprender mais sobre as Azenhas de D. Prior, o único Moinho de Maré do distrito de Viana, situado no limite da cidade com a freguesia da Meadela. Além de exposições, organizam-se também workshops, oficinas de aprendizagem e cursos, por exemplo, de observação e identificação de anfíbios.
Rua da Argaçosa – Meadela, 4900-394 Viana do Castelo, Tel. 258 809 362
PONTE GUSTAVE EIFFEL
A emblemática estrutura metálica atravessa o Lima mesmo perto da foz, fazendo a ligação entre Viana do Castelo e a freguesia de Darque, perto do que chamam o Cais Novo. Com 562 metros de comprimento, é um símbolo histórico da região, já que permitiu, aquando da sua inauguração a 30 de Junho de 1878 por Fontes Pereira de Melo, a chegada do comboio à cidade de Viana.
Viana do Castelo
NAVIO HOSPITAL GIL EANNES
Construído em Viana, em 1955, este navio serviu de apoio, durante várias décadas, à frota bacalhoeira portuguesa que pescava nos bancos da Terra Nova e da Gronelândia. Desde 1998, está atracado em Viana, depois de ter sido remodelado, assumindo a forma de um museu.
Doca Comercial, Viana do Castelo. Tel. 258 809 710.
CLUBE NÁUTICO DE PONTE LIMA
Em Ponte de Lima, mas do outro lado da margem, em Arcozelo, pode aventurar-se numa Descida no Rio, no Clube Náutico, onde também se alugam caiaques e bicicletas.
Clube Náutico de Ponte de Lima, Arcozelo – Ponte de Lima Tel. 258 944 899.
PONTILHÃO DA VALETA
Formada por uma “língua” de areia existente junto ao rio, permite o usufruto do Vez, nas margens forradas de vegetação.
Arcos de Valdevez
SANTUÁRIO DA SENHORA DA PENEDA
Construção do século XVIII com uma escadaria a fazer lembrar o famoso Bom Jesus de Braga, embora de menores dimensões.
Arcos de Valdevez
PERCURSOS PEDESTRES DE MONTALEGRE
São sete os percursos marcados pelo Ecomuseu do Barroso, que já totalizam 180 quilómetros de caminhos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal: o Trilho do Leiranço (12 quilómetros entre as aldeias de Zebral e Cervos), o Trilho do Ourigo ( caminho circular com 21 quilómetros, com início e fim na vila de Montalegre), o Trilho da Serra da Vila (rota circular de 16 quilómetros, com início e final na vila de Montalegre), o Trilho do Rio (percurso circular com 22 quilómetros, com início e fim na aldeia de Fiães do Rio), o Trilho do Rabagão (13 quilómetros entre a aldeia de Vilarinho de Negrões e a aldeia de Criande), o Caminho Jacobeu Transfronteiriço Português (percurso de 40 quilómetros que atravessa o concelho de Montalegre e se interliga com os Caminhos de Santiago de Compostela) e o Via Romana XVII (atravessa o concelho de Montalegre e liga Venda Nova, no concelho de Vieira do Minho, a Boticas).
Montalegre
CASCATA DE PITÕES DAS JÚNIAS
É preciso descer muitas dezenas de escadas de madeira por entre as montanhas para atingir a melhor vista, ssmas esse percurso é acompanhado pelo som da água batida nas pedras e vale a pena. Depois, respire fundo, e suba tudo outra vez.
Pitões das Júnias, Montalegre.
PARQUE CÁVADO
Aqui pode juntar o gosto pela exploração da natureza com o rappel, slide, BTT, escalada, canoagem e percursos pedestres ou de bicicleta. Montalegre
BARRAGEM DA CANIÇADA
Visitar gratuitamente a própria barragem. Marcações no sítio www.a-nossa-energia.edp.pt (aceda à zona das marcações através da janela de Contactos)
ANDAR DE BARCO
Nas águas da Albufeira da Caniçada, descobrindo as suas recônditas margens e as histórias que a vegetação e a água escondem, pela voz de quem passeia há muitos anos pelo rio.
PASSEIO DE BALÃO
Em voo livre ou em voo cativo (com o balão preso ao solo por cabos com cerca de 30 metros), junto à Albufeira da Caniçada. O cesto leva 4 a 5 passageiros. Os voos podem ser realizados em qualquer altura do ano, incluindo à noite onde a chama do balão ilumina um raio de 200 metros. Preço: a partir de 200€ (valor inclui seguros, transporte até ao local de descolagem, champanhe e certificado). Tel. 939037526 www.clubebalonismo.com
PASSEIO NO BRANCELHE
Na Barragem da Caniçada, num barco de 13 metros com lotação de 46 pessoas e equipado com um bar. Dura cerca de três horas. €3,5
MERGULHO EM ALTITUDE NA BARRAGEM DE VILARINHO DAS FURNAS
Com visita à Aldeia Submersa de Vilarinho das Furnas (só para mergulhadores com certificação e seguro em dia).
PRAIAS FLUVIAIS
Praia de Alqueirão, em Terras de Bouro.