28 alunos entre os 15 e os 16 anos acompanharam a lição com atenção. As dúvidas eram muitas: Qual é a diferença entre uma notícia e opinião? Quais são as regras do bom jornalismo? Como se escreve uma reportagem? Quais os erros a evitar?
“É uma profissão desafiante, mas apaixonante. É preciso sentido de missão e de serviço público – quem faz jornalismo deve trabalhar para a defesa do bem comum e da democracia. Informar exige enorme responsabilidade”, explica Mafalda Anjos, diretora da VISÃO.
Foi ela a “professora” de serviço neste workshop de jornalismo lecionado à turma do 10ºH1, área de Humanidades, da Escola Eça de Queirós, nos Olivais, e transmitido em direto a dezenas de outras escolas pelo País. (Veja o vídeo aqui)
A Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, lançou um desafio aos alunos do ensino secundário e profissional: desenvolver uma reportagem sobre o ambiente. E a VISÃO associou-se a este projeto para explicar quais as regras fundamentais do jornalismo e como fazer uma peça noticiosa, escrita ou em vídeo.
O workshop serve de ponto de partida para um trabalho maior: convidar os alunos a serem repórteres do ambiente, um passatempo nacional que decorre até dia 15 de maio e no qual todos os alunos do ensino secundário e profissional podem participar.
Esta turma, na área de projetos definidos pelos próprios alunos, designada por “Enriquecimento Curricular”, vai agora começar a trabalhar nas suas reportagens. Cumprindo as regras que foram ensinadas pela diretora da VISÃO: ser isento, objetivo, rigoroso, factual; escolher as melhores fontes para ouvir; fazer “doublecheck” da informação e contraditório com todas as partes interessadas; dar contexto necessário para compreender a história.
Ensinar, mobilizar, reciclar
Na plataforma online da Academia Ponto Verde dinamiza-se o desenvolvimento de iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens. O objetivo é implementar ações, nas escolas e na comunidade, num compromisso coletivo de proteção do ambiente. Neste site, professores e alunos encontram informação, recursos e desafios, instrumentos para dinamizarem atividades de educação, sensibilização ou ação, em torno da reciclagem.
No “Desafio Repórter do Ambiente”, os alunos são convidados a pesquisar informação e descobrir vários tópicos relacionados com as temáticas da sustentabilidade e reciclagem, dando origem a reportagens que podem ser submetidas em versão escrita ou videográfica.
Os alunos podem participar apenas numa das categorias – reportagem escrita ou vídeo – do concurso, individualmente ou em equipas de até três elementos. O Regulamento com todas as explicações está disponível aqui.
Os vencedores serão premiados com valores até 200 euros, publicação na edição online da Visão e visita à redação da revista, cartão de oferta FNAC no valor de 20€ a cada, kit escolar em material reciclado e um conjunto de ecobags.