Os primeiros dias da Feira Internacional de Turismo (BTL) estão guardados para as sessões dos profissionais, abrindo depois as portas da FIL na 6ª feira, sábado e domingo ao público interessado em saber informações sobre os potenciais destinos à volta do mundo ou conhecer as novidades deste setor.
Cerca de 980 empresas, das quais 20% são empresas internacionais, estarão presentes na BTL deste ano, revela a organização que apresenta assim uma subida de 5% face ao ano passado. Dos 39 destinos internacionais que marcam presença na edição que arranca amanhã em Lisboa, destaca-se o regresso de países como o Peru, México e Venezuela, para além da estreia dos Emiratos Árabes Unidos, país que, foi anunciado recentemente, será o primeiro a ter uma rota direta entre Portugal e o Médio Oriente já neste verão.
Tendo por norma um convidado internacional e um nacional por edição, em 2012 a distinção cabe ao Brasil que reforça assim a sua presença e o seu programa na Feira. O convidado nacional é a região do Alentejo, que se irá destacar com a campanha “No Alentejo há mais”.
Com um stand no Pavilhão 1 (a FIL reserva os quatro pavilhões para a BTL 2012), o Turismo de Portugal irá realizar sessões de esclarecimento e apresentação de vários destinos ao longo dos cinco dias do evento, estando previsto ainda a assinatura de um Protocolo entre o Turismo de Portugal e o Ministério dos Negócios Estrangeiros com vista “a contratação de jovens formados nas Escolas de Turismo de Portugal”, lê-se na página do Turismo de Portugal.
Na mesma página é possível ainda ver outras ações, com destaque para a +Mercado, visado aos empresários do mercado turístico, que irá decorrer 1 e 2 de março: “Pela primeira vez na BTL, as equipas do Turismo de Portugal de 10 mercados emissores – Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Escandinávia, Brasil, Estados Unidos da América, Benelux e Irlanda – vão partilhar conhecimento estratégico com os empresários do setor, incentivando-os a reforçar a sua capacidade promocional e comercial no estrangeiro.”
Até 4 de março haverá animação, multiculturalidade e muito movimento nos quatro pavilhões. Para além da presença do stand do Turismo de Portugal no Pavilhão 1, as regiões nacionais irão marcar presença em todo o espaço através das áreas de charcutaria e doçaria nos pavilhões 2 e 3 e o espaço dedicado ao Turismo Gastronómico no Pavilhão 4 onde será possível provar vinhos e sabores de cinco regiões portuguesas – Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Oeste e Porto e Norte.
Relembra-se que apenas a partir das 18h de 6ªfeira, dia 2 de março, o evento estará aberto ao público em geral, reservando-se os primeiros dois dias para os profissionais do turismo.