[Mais 19 sugestões em LISBOA, CASCAIS, ERICEIRA, OEIRAS, PENICHE e SINTRA na edição dupla de Verão (Agosto/Setembro) da VISÃO Vida & Viagens. Nas bancas.]
CASCAIS
Beira Mar
À entrada, dá gosto ver o aquário de mariscos, oriundos de viveiros próprios. Vale a pena saborear as amêijoas à Bulhão Pato, a sapateira recheada, as gambas al’ajillo, a santola, os mexilhões à portuguesa (com molho de tomate, cebola, pimento) ou à marinheira (com natas, cebola, alho francês) e outros mariscos geralmente servidos como entrada.
R.das Flores, 6, Cascais . T. 21 482 7380. Encerra Ter
Luzmar
Como entrada, são apetecíveis as santolas ao natural (descascadas) ou recheadas, as amêijoas à Bulhão Pato e as gambas bem temperadas com alho (também há sapateiras).
Al. Combatentes da Grande Guerra, 104, Cascais . T. 21 484 5704. Encerra Seg
ERICEIRA
Mar à Vista
Está encostada à praia dos Pescadores, no centro da Ericeira, quase sobre o mar. O motivo de atracção é o marisco, razão pela qual, mal nos sentamos à mesa, aparece um pratinho com percebes e camarão da costa. Outras opções a ter em conta: amêijoas, canilhas, lagostas, lavagantes, santolas, sapateiras, ostras, às vezes navalheiras e outros frutos do mar, quase sempre para cozer e servir ao natural ou, em alternativa, para grelhar, como se faz com o camarão-tigre de Moçambique, que é o único congelado.
R. de Santo António, 16, Ericeira . T. 261 862 928. Encerra Qua.
LISBOA
5 Oceanos
Grande variedade de peixes e mariscos frescos como se vê no grande expositor e no aquário e se confirma, depois, no prato. Nos mariscos, a escolha vai do camarão do Algarve, de Espinho e de Moçambique, às canilhas, ostras, lagostins (vivos), percebes, sapateiras, cavacos, lagostas, lavagantes, entre outros, para cozer ou grelhar e boas amêijoas à Bulhão Pato.
Doca St.º Amaro, Arm. 12, Lisboa . T. 21 397 8015. Não encerra
Nune’s Real Marisqueira
Nos mariscos, há de tudo: dos populares, como o camarão da costa, as gambas do Algarve, as amêijoas, as bruxas, as canilhas ou as sapateiras, até aos mais caros, como as lagostas e os lagostins.
R. Bartolomeu Dias, 120, Lisboa . T. 21 301 9899. Encerra Qua.