2 de Novembro de 2023: Marcelo Rebelo de Sousa não se lembra do filho ou a nora lhe terem falado do caso das gémeas luso-brasileiras. 4 de Dezembro de 2023: depois de um mês à espera que todos esquecessem o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou-se. Afinal recebeu um email do filho sobre o tal assunto. Quantos emails terá Marcelo na sua caixa de entrada com a palavra “gémeas”, para ter demorado tanto a dar com este? É uma questão que fica no ar, mas não estamos aqui para discutir as preferências do Chefe de Estado no que toca a filmes para adultos. Estamos, pelo contrário, a falar de uma espécie de conto infantil, daqueles que pressupõem bastante ingenuidade dos pequenos (e)leitores. Marcelo quer fazer-nos acreditar que ao pedir, por interposta pessoa, que o Hospital Santa Maria desse resposta ao caso, não influenciaria em nada o teor dessa resposta. É como quando querem saber o que fazemos logo à noite. A resposta depende muito de quem pergunta. Se for o administrador do condomínio, provavelmente estarei ocupada. Se for o David Beckham, só preciso de saber onde e a que horas. Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que recebeu de facto um email do “Dr. Nuno Rebelo de Sousa”, dando conta de uns amigos brasileiros que tinham enviado a documentação das crianças para Santa Maria e não obtinham resposta. Nota-se que o filho do Presidente está emigrado há muitos anos, para estranhar aquilo que em Portugal é praticamente modalidade olímpica: esperar sentado. Isto prova também que, por vezes, nem o tratamento por você entre pais e filhos garante um distanciamento suficientemente grande, e é preciso recorrer a títulos académicos para deixar claro que, apesar de serem sangue do mesmo sangue, são tão próximos como dois primos afastados. Imagino o Natal em casa dos Rebelos de Sousa: Marcelo desembrulha um presente do filho enquanto reclama: “Para que é que foi gastar dinheiro com isto, Dr. Nuno? Não era preciso! O doutor já sabe que, para mim, basta um desenho da Dra. Maria Luísa, um pisa-papéis em barro da Dra. Maria Teresa, e um beijinho do neto mais velho, o engenheiro Francisco.”
O Presidente garantiu que dá o mesmo tratamento aos milhares de pedidos que recebe. Descobrimos finalmente porque é que Rebelo de Sousa dorme tão pouco: são noites e noites em claro a reencaminhar emails. Confrontado com a possibilidade de o filho ter falado com alguém do Ministério da Saúde, Marcelo reza: “Espero bem que não o tenha feito”, desejo que quase todos os pais expressam, a certa altura, a respeito de hipotéticas asneiras dos filhos. Ainda se pudesse ligar-lhe para esclarecer a situação… mas está visto que esta família só comunica por email, e as mensagens electrónicas demoram quase tanto como Álvares Cabral a chegar ao Brasil. O PR reiterou que tem todas as condições para continuar no cargo, o que é pena, sobretudo para os pais das gémeas, que poderiam vencer qualquer competição de gracinhas de bebés com esta: “Ah, seu neném já dobra o riso? Interessante, mas nossas gémeas já derrubaram um Presidente doutro país!”.
MAIS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ As gémeas no colégio médico de Santa Maria
+ Marshmello e os caramelos da Web Summit
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.