A chegada de um bebé é sempre um momento de uma enorme ansiedade e, ao mesmo tempo, carrega imensas dúvidas e preocupações, sobretudo quando se trata do primeiro. Dentro destes pontos de interrogação, um que se destaca, geralmente, é a decoração do seu quarto. Este novo cantinho merece espelhar um universo mágico, aliado a uma atmosfera calma e relaxante de bem-estar; como tal, é preciso entender qual o estilo que se prefere, pois, na verdade, podem ser imensos. Há quem seja apologista de um registo mais clássico e outros optarão pelo estilo boho, que tem vindo a ganhar fervorosos adeptos; ainda assim, para os mais resistentes a “aventuras”, poderemos ficar pelo moderno e minimalista, que tem a grande vantagem de se adaptar, possivelmente, ao registo da casa.
Clássico
O estilo clássico destaca-se por um tipo de mobiliário associado a uma imagem mais tradicional, atemporal e elegante, que nunca sai de moda. Geralmente, apoia-se em cores sóbrias, podendo-se usar lacados com tonalidades claras ou neutras, mais aconchegantes e quentes, e na utilização de frisos nas paredes, que vão organizando diferentes zonas. Estes frisos tanto podem ser numa tonalidade diferente da parede ou igual, de forma a criar um ambiente mais homogéneo.
Boho
Este estilo tem captado muita atenção e tem vindo a tornar-se muito popular: é descontraído, cativante e acolhedor. Associa-se muito à utilização de materiais naturais, como madeiras, sisal e bambu, podendo ligar-se a várias vertentes a serem seguidas: a dos neutros quentes, brancos ou até mais étnicos. Um dos segredos tem passado pela utilização de várias e diferentes texturas. Os papéis de parede acabam também por assumir tonalidades mais quentes.
Moderno e minimalista
O estilo moderno usa um mobiliário com linhas simples e retas, sem grandes preocupações com ornamentações, seguindo o pensamento de que “menos é mais”. O foco principal é responder a uma organização prática e funcional. É comum encontrar, aqui, cores sóbrias, assim como papéis de parede, que podem recorrer a formas “mais geométricas”.
Temático
Grande parte dos pais gosta de abordar o quarto dos seus filhos com temas que podem variar imenso e esta escolha depende unicamente do gosto de cada um. Aqui, se for para um menino pode-se optar por dinossauros, planetas ou, se for para meninas, assumir temas como bailarinas, princesas da Disney, fadas, jardins, entre tantos outros, sem, contudo, sobrecarregar o quarto com elementos temáticos, de modo que este espaço se mantenha leve.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.