Cidade da Praia, 03 Abr (Lusa) – O número de hóspedes que deu entrada em 2008 nos hotéis de Cabo Verde aumentou seis por cento em relação a 2007, sendo Portugal o terceiro “fornecedor” de turistas, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.
Dados do INE indicam que 333.354 turistas entraram nas unidades hoteleiras de Cabo Verde, sendo que o número de dormidas, 1,82 milhões, também aumentou 27,5 por cento em relação a 2007.
O INE indica que a maior parte das dormidas é a de turistas provenientes do Reino Unido (23,2 por cento), seguido da Itália (18,6 por cento), Portugal (14,9 por cento) e Alemanha (13 por cento), enquanto em relação ao turismo interno, os cabo-verdianos representaram 6,3 por cento.
A ilha do Sal é o destino preferido da maior parte dos visitantes, 73,7 por cento das dormidas, seguido da Boavista (13,1 por cento), Santiago (7,5 por cento) e São Vicente (3,6 por cento).
Os dados do INE indicam ainda que os viajantes do Reino Unido preferem as praias do Sal (93 por cento), enquanto que os italianos se dividem entre essa ilha (59,8 por cento) e pela Boavista (38,4 por cento).
A taxa de ocupação/cama passou de 40 por cento em 2007 para 48 por cento no ano seguinte, sendo que a maior ocupação continua a ser da ilha do Sal (59 por cento).
Os números do INE contrariam os apresentados recentemente pelos operadores turísticos locais, que se têm queixado da “significativa baixa” da taxa de ocupação das várias unidades hoteleiras espalhadas pelo arquipélago.
Nesse sentido, solicitaram apoios e medidas do governo cabo-verdiano para combater os efeitos que, dizem, estão relacionados com a crise financeira internacional.
CLI.
Lusa/Fim