Odivelas, 02 Abr (Lusa) – A presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, lamentou hoje a manifestação contra a construção da estrada L14 e admitiu processar os elementos da Plataforma Urbanismo e Saúde por injúrias.
“Aceitamos e respeitamos todos os meios de manifestação e de expressão mas temos de repudiar todas as atitudes de injúria pessoal e de atropelo à lei que se verificaram, nomeadamente para com a PSP e com os trabalhadores da obra”, disse hoje Susana Amador durante uma sessão de esclarecimento sobre as obras da estrada L14 na Ramada.
A L14, uma via rápida projectada junto a três bairros residenciais, que fará a ligação entre a CREL e a CRIL, tem sido alvo de vários protestos, quer de moradores, como do presidente da Junta de Freguesia da Ramada (CDU) e de estruturas locais de partidos políticos, que alertam para eventuais impactos negativos da obra
No entanto, Susana Amador considera que “esta luta tem sido só de alguns”, já que “nas manifestações públicas têm aparecido sempre os mesmos rostos”.
“Tenho a certeza absoluta que a população de 18 mil habitantes que vive na Ramada não se sente bem representada por movimentos que utilizam meios ortodoxos para atingir os seus fins”, apontou a autarca, que lamentou as injúrias proferidas contra si por elementos da Plataforma Urbanismo e Saúde.
“Quem me conhece sabe que sou uma pessoa com enorme sentido de humor, mas existem coisas que extravasam os limites da razoabilidade e, por isso, neste momento estou a ponderar se avanço com alguma acção judicial por injúrias”, afirmou Susana Amador.
A autarca esclareceu ainda que a estrada L14 (Avenida Aristides Sousa Mendes), não será uma via insegura nem rápida, uma vez que autarquia implementou medidas para controlar a velocidade.
O estreitamento das faixas, a colocação de semáforos e de passadeiras assentes num piso especial mais aderente, para facilitar a travagem, e uma faixa reservada a transportes públicos (BUS) são algumas das características da nova via.
“A via construída desta forma beneficiará toda a gente que lá passa, que poderá desta forma fazer o seu atravessamento em segurança. Tudo isto leva-me a crer que a população se revê em absoluto com as propostas apresentadas pela Câmara Municipal “, sustentou.
Susana Amador garantiu ainda que “custe o que custar a obra terá de avançar”, uma vez que “a via L14 é muito importante para o concelho de Odivelas”.
FYS.
Lusa/Fim