Teatro e Dança

Mickaela João Sem Medo

Quando ela chegou perto das grades olhou para cima, e no único movimento em que se colocou de pé, Mickaela agarrou-se às grades e trepou a uma velocidade estonteante. Eu desliguei a luz. Ouvi uma respiração nervosa do público. Acendo a luz. Ela já não está lá. Voara e o público só vira o impulso, a vontade, a determinação de um corpo que se recusa a ser impossível

Teatro e Dança

Hibridismo pop

Teatro e Dança

'Tempestade Ainda', no Teatro Aberto

Estranha e densamente poética, a ecoar nas tormentas que atravessamos, nas que se estão a formar, Tempestade Ainda, de Peter Handke. É uma encenação de João Lourenço, com tradução e dramaturgia de Vera San Payo de Lemos. E não será por acaso que sobe à cena neste momento. “Era uma peça que estava programada há anos, mas parece que este tempo vem confirmá-la, porque as tempestades continuam”, diz o encenador ao JL. “E são tempestades contínuas”

Teatro e Dança

Esta Europa

Os Artistas Unidos (AU) sempre se interessaram por David Greig (1969), o talentoso dramaturgo e encenador escocês vivo mais prolífico do teatro britânico, autor de meia centena de peças, para além de tradutor, guionista e libretista. Desta vez, a atenção dos AU recaiu sobre Europa (1994), num espetáculo notável, estreado no Teatro São Luiz, onde se apresentou de 18 a 29 de outubro, com encenação de Pedro Carraca. Está agora em digressão e pode ser visto, durante o mês de novembro, no Seixal, em Palmela, Barcelos, Covilhã e Évora.

Teatro e Dança

A família segundo Elmano

José, o Pai, estreou em maio, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mas está em Lisboa, até ao fim do mês, na Sala Estúdio do Teatro da Trindade, a evidenciar a programação consequente deste Teatro, pela mão do seu diretor artístico Diogo Infante. Constituindo a última parte da trilogia que Elmano Sancho, seu autor e encenador, intitulou A Sagrada Família, vai ser editada pelo Teatro da Trindade que, como é seu bom costume, continua atento aos novos autores de escrita dramática, também através do prémio anual Miguel Rovisco.