O projeto ‘Boa Vista Take-Away’ é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica apoiada pelo programa BIP/ZIP, de intervenção nos denominados “bairros prioritários”, da Câmara de Lisboa.
No âmbito do projeto, 25 moradores deste bairro com elevados níveis de desemprego começam no início de maio a ter formação nas áreas de culinária, de gestão e de planificação de negócios, além de cursos de estafeta e de atendimento, com certificações reconhecidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O objetivo é “potenciar algum empreendedorismo em algumas pessoas que já fazem este serviço nas suas casas, a um nível amador, dando-lhes uma dimensão um bocadinho maior, e desenvolver um serviço de ‘take-away’ a partir daquela cozinha comunitária, cumprindo todas as regras de segurança e de higiene que são obrigatórias hoje em dia”, explicou à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond.
Além da formação, o espaço da cozinha comunitária poderá ser usado “para terem os seus próprios negócios associados à culinária, para desenvolver os pratos e confecionar as refeições e depois fazer o serviço de entrega”, disse Inês Drummond.
“Vamos ter um número de telefone para quem quiser encomendar e depois as refeições serão entregues ao domicílio por um estafeta”, acrescentou.
A cozinha comunitária está localizada numa sala de 120 metros quadrados, no edifício municipal que serve de sede à associação de moradores do bairro.
A sala foi transformada com todas as condições e requisitos legais necessários ao fabrico de alimentos.
O projeto deveria ter sido inaugurado há meses, mas foram precisas mais obras do que as inicialmente previstas, nomeadamente para retirar amianto do telhado.
Inês Drummond salientou que esta é uma oportunidade para pessoas que já desenvolvem pequenos negócios familiares no bairro, “onde existe um índice de desemprego acentuado e alguma exclusão social”.
O projeto prevê também que as sobras das refeições possam ser distribuídas por famílias carenciadas, ao abrigo de programas de ajuda alimentar que a junta de freguesia e a associação de moradores já desenvolvem.
O projeto ‘Boa Vista Take-Away’ tem como parceiros a Associação de Moradores do Bairro da Boavista e a Associação Jovens Seguros e é apoiado num valor superior a 46 mil euros pela Câmara de Lisboa, tendo ficado em primeiro lugar nos BIP/ZIP de 2014.
Por um bairro melhor é a iniciativa que une a VISÃO, SIC Esperança e a Comunidade EDP em busca dos vizinhos mais ativos do País. Participe, dê ideias, contribua. Tudo por um bairro melhor.