A primeira edição semanal da VISÃO para iPad está disponível na Apple Store desde a passada quinta-feira, 9, enquanto um número especial de apresentação pode já ser descarregado, gratuitamente, desde o final da tarde do passado dia 2 de dezembro.
A VISÃO entra assim, de forma pioneira, nas edições digitais para tablets, os novos dispositivos de ecrã tátil que prometem revolucionar o mundo da informação e do entretenimento.
Uma semana depois de ter estreado um novo canal no seu site, a VISÃO Verde – a edição especial anual dedicada ao ambiente e sustentabilidade passa, desta forma, a ter presença diária na internet (visaoverde.pt) -, a nossa revista volta a inovar, desta vez com a entrada, em definitivo, no mundo das tablets, dispositivos que permitem enriquecer a informação jornalística típica da revista com um conjunto de soluções específicas das edições digitais, casos do som, das fotogalerias, das imagens em movimento e da paginação interativa.
O resultado é uma revista digital que, sem falsas modéstias, está ao nível do que melhor se faz no mundo em publicações desenhadas especificamente para estes equipamentos de ecrã tátil, e que passará a estar disponível todas as semanas, a partir desta quinta-feira, com um preço promocional de 0,79 euros, lado a lado com a revista em papel e a assinatura digital que já disponibilizamos, via internet, em www.assineja.pt
A revista Caras, também da Impresa Publishing, entrou, por sua vez, na loja virtual da Apple na passada segunda-feira, 6, com uma edição comemorativa do seu 15.º aniversário. Tal como a VISÃO, também esta marca estará disponível para aquisição número a número e, a curto prazo, com a possibilidade de assinatura.
É um novo mundo que se abre ao jornalismo, explorando todas as potencialidades narrativas que são oferecidas pela nova geração de dispositivos, que casam, como nunca antes, toda a riqueza do multimédia, sem perder de vista a importância do prazer da leitura.
Apesar desta revolução, a Redação da VISÃO tem consciência de que está a dar os primeiros passos numa nova forma de contar histórias e fazer jornalismo. Estamos, por isso, numa fase de experimentação, e contamos, caro leitor, com as suas críticas e sugestões para nos ajudar a melhorar este novo suporte em que lhe oferecemos a sua revista.
Como sempre acontece quando surge algo de novo, não faltam às novas tablets nem céticos nem entusiastas incondicionais. Vamos ter de esperar para ver quem tem razão. Certo, para já, é que elas estão a mobilizar os grandes fabricantes de equipamentos, as grandes companhias de entretenimento e de comunicação, os grupos de media e milhares de produtores de aplicações de todo o género. Como também é certo que nos encontramos no virar de uma nova etapa da revolução digital, a passagem para um novo patamar das tecnologias de comunicação que vão transformar o mundo de uma forma nunca vista e a uma velocidade há pouco tempo impensável. As tablets em geral, e o iPad em particular, são uma primeira manifestação dessa nova revolução. E a sua VISÃO já lá está.