Parece uma brincadeira de crianças, mas os euros são bem reais e aos milhões. Estamos na primeira reunião de apresentação de ativos comerciais da eXp Realty, uma das imobiliárias com maior crescimento a nível mundial e que se instalou em Portugal há pouco mais de um ano. Sem lojas físicas, toda a formação, acompanhamento dos consultores e reuniões, mesmo as mais importantes, como o caso desta que ocorreu recentemente, é feita num ‘campus’ virtual.
Num ambiente a fazer lembrar o popular jogo “SIMS”, toda a gente se inscreve na plataforma, cria literalmente o seu avatar e “entra”, num clique, para a sala de conferências virtual. Estão cerca de 50 pessoas inscritas, 50 avatares no écran do computador sentados neste salão. O avatar de Michael Valdes, Presidente da eXp Global aparece no écran, em cima do ‘palco’ da sala de conferências e ouve-se o próprio a dar as boas vindas à plateia que une consultores eXp de várias nacionalidades. Algo parecido a uma reunião por zoom mas sem a imagem real, e sim, uma representação em avatar.
Cabe a Guilherme Grossman, administrador da eXp Portugal, fazer as honras da casa e apresentar os trunfos que a rede já angariou durante os últimos meses aos colegas de vários cantos do mundo. Um grande centro comercial na área metropolitana de Lisboa, um projeto hoteleiro na capital, um outro hotel de grande dimensão no Alentejo e um parque logístico fazem parte do filet mignon da carteira de ativos comerciais angariados pela eXp Portugal. Ativos de milhões de euros, qualquer um deles de grande escala e cujos detalhes a Visão, também presente na reunião, se comprometeu a não divulgar por questões de confidencialidade exigida pelos fundos de investimento potencialmente interessados em fechar negócio.
Assistir à reunião permitiu constatar ‘in loco’ a dinâmica deste novo mundo imobiliário que parece ser do futuro mas que é bem do presente, ou não fossem reais os milhões que ali estão a ser transacionados. “Estamos a falar de imóveis de milhões que podem assim ser apresentados de uma forma direta, imediata a consultores eXp em todo o mundo – e já estamos em 21 países – que, por sua vez, representam grandes investidores que andam à procura de oportunidades de investimento”, explica Guilherme Grossman. Poucas horas após a reunião, entre os interessados nos vários ativos estava um fundo israelita que poderá vir a ser o novo proprietário do shopping center.
A rede de network mais direta entre os consultores que permite potenciar a troca de contactos, a facilidade de acesso às chefias máximas do grupo e os baixos custos de entrada para a eXp estão assim entre as mais-valias apresentadas pelo grupo no momento de recrutamento.
Um dos pilares do sucesso de crescimento da eXp é a ausência de necessidade de um espaço físico. Não há, portanto, lojas abertas, os agentes estão antes, e literalmente, à distância de um clique sempre que quiserem ‘entrar’ no espaço de escritório. Mesmo que tudo o resto se possa processar de forma tradicional – a angariação dos imóveis, o contacto com os clientes, as visitas presenciais – , a verdade é que não há custos de ter um escritório, seguros e todas as outras despesas inerentes à existência de um espaço físico. E logo, isso permite aumentar as comissões dos agentes, realça o Guilherme Grossman.
A poupança com os custos fixos dá margem para aumentar a comissão dos consultores imobiliários que “dos habituais 40 ou 50% pagos, em média no mercado, acabam por ficar com 75% desse valor”, reforça ainda o diretor-geral da eXp Portugal, acrescentando que a adesão dos novos consultores custa 100 euros no primeiro mês e 50 nos seguintes, “valor que cobre todo o apoio tecnológico necessário e acesso às formações dadas na universidade eXp”.
Recorde-se que a eXp Realty, empresa de mediação imobiliária subsidiária da eXp World Holdings, Inc., cotada na Bolsa de Nova-Iorque (Nasdaq) anunciou recentemente os seus planos para expandir operações para três novos países no 1º trimestre de 2022 – República Dominicana, Grécia e Nova Zelândia. Este anúncio é feito após a abertura de nove novos mercados durante o ano de 2021, Porto Rico, Brasil, Itália, Hong Kong, Colômbia, Espanha, Israel, Panamá e Alemanha. Com estas três aberturas previstas para 2022, a eXp espera chegar ao fim do 1º trimestre com presença em 21 países, incluindo o país de origem, os Estados Unidos da América.