É o primeiro 100% elétrico da Jeep. Só esta frase cria indisposição a alguns fãs mais tradicionais da marca, como pudemos verificar quando, durante as gravações para o Exame Informática TV, um orgulhoso utilizador de um Jeep Wrangler veio trocar ideias connosco. De facto, o Avenger está muito longe de ser um ‘puro e duro’ como o Wrangler, ou um SUV para levar toda a família em viagens longas, como o Grande Cherokee. O Avenger representa uma reinterpretação da mobilidade, cada vez mais urbana, mais sustentável e para famílias cada vez mais pequenas.
Confessámos que ficámos surpreendidos quando, no início do ano, o Avenger ganhou o troféu Carro Europeu do Ano. No papel, o Avenger não parece excecional, até porque usa a plataforma do grupo Stellantis já empregue, por exemplo, pelos Peugeot e-2008 ou Opel Mokka-e. Ou seja, já existiam outros SUV compactos com, basicamente, as mesmas características base. O que teria o Avenger de tão diferenciador para merecer a distinção dos jurados? Agora que chegou a Portugal e já o conduzimos, percebemos.