Os fornecedores de serviços de comunicação estão constantemente a esforçar-se para alcançar e manter a excelência da rede. Trata-se de um desafio em constante evolução, uma vez que os operadores devem continuar a implementar a tecnologia mais recente e, ao mesmo tempo, solucionar problemas de conectividade difíceis de resolver em áreas desenvolvidas, bem como apoiar as comunidades rurais. Na última década, esta tarefa mudou radicalmente com a evolução das exigências dos clientes em todas as áreas, com experiências rápidas, personalizadas, sem descontinuidades e sempre ativas a tornarem-se a norma e não um luxo reservado apenas para alguns.
A chave para desbloquear tanto a excelência da rede como a evolução das exigências dos clientes está na implementação de várias formas de IA. Para o sector das telecomunicações, a tecnologia ainda se encontra numa fase inicial de implementação e o seu pleno potencial ainda não foi concretizado. No entanto, podemos esperar grandes mudanças nos próximos anos, desde o apoio dos serviços ao cliente e a melhoria da gestão do tráfego até ao impacto em áreas como a segurança. É vital que as empresas de telecomunicações consigam manter uma visão abrangente para considerar o impacto transformador que terá se for implementada eficazmente.
Assim que estes benefícios forem adotados, os fornecedores de telecomunicações têm de garantir que têm a abordagem estratégica correta para tirar partido da IA. A adoção de soluções orientadas para a IA e a otimização da infraestrutura de dados lançarão as bases para que a IA floresça, o que será um diferenciador fundamental para as empresas do setor.
Assegurar a excelência da rede
A IA já se mostra promissora ao otimizar o desempenho da rede através da análise em tempo real e da automatização. Atualmente, o sucesso no setor tende cada vez mais para o aperfeiçoamento das redes e não para grandes melhorias na área de cobertura. Por isso, os problemas que os operadores enfrentam são cada vez mais difíceis de resolver – e mais numerosos. Por exemplo, é especialmente difícil aperfeiçoar a cobertura da rede em zonas urbanas ou gerir a capacidade da rede em eventos desportivos, musicais e culturais.
É aqui que a IA pode ajudar. Os sistemas potenciados por IA podem monitorizar grandes quantidades de dados na rede, detetar ineficiências e ajustar dinamicamente os recursos para garantir um desempenho de excelência. Ao utilizar algoritmos de aprendizagem automática, o congestionamento da rede pode ser antecipado de forma proativa e o tráfego pode ser automaticamente reencaminhado para evitar abrandamentos ou interrupções. Isto resulta numa maior eficiência, numa latência reduzida e numa experiência de utilizador globalmente melhorada.
Além disso, a IA desempenha um papel crucial na manutenção preditiva, identificando potenciais falhas de equipamento antes de estas ocorrerem. Através da análise de dados históricos e da deteção de anomalias, a IA pode prever quando os componentes da rede podem falhar, permitindo que os operadores resolvam os problemas de forma proativa e minimizem o tempo de inatividade. Uma boa cobertura de rede é tão omnipresente no mundo atual que os consumidores não esperam sofrer interrupções, por mais breves que sejam, pelo que é crucial que os fornecedores não deixem que isso aconteça
A implementação otimizada dos dispositivos de rede também garante que a infraestrutura é utilizada eficazmente, reduzindo os custos operacionais e mantendo elevados níveis de fiabilidade e desempenho. Uma prova disto é a capacidade de otimizar o planeamento da capacidade, prevendo as necessidades da rede em tempo real e, em seguida, atribuindo recursos para garantir que este nível de capacidade é satisfeito. Isto garante que a largura de banda se mantém forte e melhora a qualidade geral do serviço de rede.
Dar resposta à evolução dos requisitos dos clientes
Para além da automatização, a IA também permite um apoio proativo ao cliente, analisando os padrões de utilização e prevendo potenciais problemas antes de estes afetarem os utilizadores. Os sistemas potenciados por IA podem detetar interrupções no serviço, alertar os clientes e até sugerir soluções antes de estes pedirem assistência. Além disso, a IA melhora a personalização, analisando as preferências dos clientes e recomendando serviços adaptados, garantindo que os fornecedores de telecomunicações satisfazem as necessidades em evolução dos seus utilizadores. Esta combinação de automatização, análise preditiva e personalização ajuda as empresas de telecomunicações a proporcionarem uma experiência de cliente fluída e reativa, melhorando, em última análise, a retenção e a fidelização.
Defender a segurança
Ao considerarmos as expectativas dos clientes, também é importante reconhecer como os consumidores esperam práticas de cibersegurança de topo dos seus fornecedores. A segurança é a base a partir da qual se constrói a confiança e a fidelização, e é crucial que as empresas proporcionem aos consumidores a confiança de que os seus dados pessoais estão seguros.
Mais uma vez, a IA pode desempenhar um papel fundamental na proteção contra ciberataques e atividades fraudulentas. Isto é conseguido principalmente através da monitorização proativa e da deteção de anomalias que alertam as equipas de segurança para atividades fraudulentas, tais como mensagens de spam, ataques de phishing e reviews falsas. Por exemplo, as soluções de segurança podem redirecionar o tráfego suspeito para áreas isoladas para monitorizar e analisar potenciais ameaças. Embora a IA tenha potencial para sistemas de auto-cura, a maioria dos operadores de telecomunicações prefere a supervisão manual devido a preocupações de confiança e fiabilidade.
Facilitar a IA e colmatar a lacuna de dados
Os benefícios da IA para o setor das telecomunicações são multifacetados e tangíveis, mas apesar de todo o potencial, as empresas não estão a capitalizá-lo. Uma investigação recente da Lenovo revela que houve um aumento de 104% nos investimentos esperados em IA na região EMEA, o que demonstra o apetite pela implementação da IA. No entanto, muitos projetos de IA simplesmente não estão a corresponder às expectativas e o crescimento da IA é citado como a maior razão para isso.
À medida que a indústria continua a sua evolução para um futuro potenciado por IA, nunca foi tão importante para os fornecedores de telecomunicações terem a infraestrutura de dados correta. A IA é tão boa quanto os dados que utiliza e o desbloqueio desses dados requer uma infraestrutura de IA de ponta a ponta criada para o efeito. As soluções otimizadas para IA permitirão aos fornecedores de serviços implementar rapidamente toda uma rede de computação de alta potência para impulsionar uma eficiência e inteligência revolucionárias para os seus próprios clientes e não só.
Um futuro alimentado por IA
Os fornecedores de telecomunicações são vistos como fornecedores de infraestruturas cruciais na sociedade, uma vez que muitos serviços críticos funcionam numa rede de telecomunicações. Possuem infraestruturas de centros de dados, conetividade e segurança, enquanto cumprem os regulamentos governamentais, o que os torna bem posicionados para liderar a implementação de clouds de IA Soberana para governos e empresas. A conectividade é a pedra angular do que fazem, mas o seu valor para a sociedade também vai para além disso. Por esse motivo, é vital que os fornecedores de telecomunicações aproveitem a IA para desbloquear tudo o que ela tem para oferecer.
Embora o potencial seja vasto, a concretização de todos os benefícios da IA exige uma abordagem estratégica – uma abordagem que garanta a existência da infraestrutura correta para apoiar a sua implementação em escala. Ao investir em soluções orientadas para a IA e ao otimizar a infraestrutura de dados, as empresas de telecomunicações podem desbloquear novas eficiências, melhorar a qualidade do serviço e construir redes mais seguras e resilientes.