Os editores, os fornecedores de tecnologia de publicidade e os anunciantes devem preparar-se para mais uma profunda mudança na publicidade digital, no âmbito de mais uma medida de proteção da privacidade. A Google anunciou que iria descontinuar a utilização da ID de publicidade da Google para direcionar e acompanhar campanhas publicitárias em dispositivos móveis com o sistema operativo Android até 2024. De acordo com a IDC, a descontinuação do Google Advertising ID vai reduzir em 10 pontos percentuais a quota de publicidade em Android, beneficiando a publicidade nas plataformas Apple (iOS) e Amazon, até 2025.
A descontinuação do Google Advertising ID (GAID) significa que os compradores de publicidade móvel vão ter menos capacidade para segmentar utilizadores e acompanhar a eficácia das campanhas. Para já, não é claro o efeito que esta medida terá na quota de mercado do Android na publicidade móvel nas aplicações. Mas é possível que o impacto seja semelhante ao que ocorreu quando a Apple descontinuou o Identifier for Advertisers (IDFA). Se assim for, os gastos com Android podem sofrer uma queda de 10% a 20% nas vendas mundiais, o que equivale a uma perda de 5 a 10 pontos de quota de mercado em relação ao iOS. Em números absolutos, um declínio de 10% nas receitas do Android traduzir-se-á em 10 mil milhões de dólares de receitas estimadas de publicidade em aplicações, vídeo e outras (excluindo a pesquisa) para 2024.