Num testemunho em tribunal, para o caso dos remédios contra a posição monopolista da Google, o vice-presidente da Apple Eddy Cue confirmou que a empresa está à procura de soluções que tragam Inteligência Artificial (IA) para o navegador Safari. O aumento destas soluções fez com que, pela primeira vez, o número de pesquisas Google feitas com o Safari tenha descido: “nunca aconteceu em 22 anos”, contou o executivo.
O vice-presidente explicou que as soluções de IA existentes no mercado ainda não são suficientemente boas para o que a Apple pretende e confirmou que já decorreram conversações com a OpenAI, com a Perplexity e com a Anthropic. Recorde-se que, em agosto do ano passado, a Apple anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT em alguns dos seus produtos. Cue também quis garantir que a empresa tinha a capacidade de mudar de ‘fornecedor’, caso surgisse uma alternativa a liderar o segmento da IA.
De acordo com o Gizmodo, os mercados não parecem ter gostado da revelação de Cue em tribunal sobre a IA e os preços das ações da Alphabet (dona da Google) e da Apple baixaram nesse dia, 8 e 22% respetivamente.
Executivos da Yahoo, da Microsoft e da OpenAI também vão testemunhar neste caso em tribunal durante a fase de remédios, onde a Google é acusada de manter uma posição monopolista no que toca a publicidade online.