A Apple confirma estar a trabalhar numa forma mais ‘amiga do utilizador’ para permitir as mudanças de telefone de iPhone para Android, facilitando a transferência de dados. O novo método deve estar disponível até ao outono de 2025. Antes disso, a empresa vai deixar os utilizadores de iPhone desinstalarem o Safari até final deste ano. Estas alterações surgem num documento publicado pela Apple para mostrar como vai cumprir o Regulamento dos Mercados Digitais (ou DMA), que entra em vigor agora no espaço europeu.
Outras medidas que estão já em calendário passam pela maior facilidade na transferência de dados entre navegadores no mesmo dispositivo (até início de 2025) e a possibilidade de escolher a app de navegação predefinida no iOS (até março de 2025).
De acordo com o The Verge, não é possível perceber pelo documento se as alterações vão chegar a todos os utilizadores de iPhone ou se apenas se aplicam aos utilizadores europeus. A estratégia da Apple para facilitar a transferência de dados passa por criar uma ferramenta que assenta noutras ferramentas de migração já disponibilizadas por outras empresas. Recorde-se que a Google já tem uma app de iOS chamada Switch to Android, criada exatamente para agilizar a transferência de dados, contactos, fotos, vídeos, mensagens, notas e aplicações gratuitas para o Android.