Se tem um iPhone, vêm aí pequenas grandes mudanças. A Apple já disponibilizou a atualização que promete mudar o ecossistema móvel da marca na União Europeia. A versão 17.4 do sistema operativo iOS, lançada nesta terça-feira, vai permitir que os utilizadores possam instalar lojas de aplicações alternativas à App Store, podendo descarregar e instalar aplicações a partir dessas outras lojas.
Ou seja, depois de atualizar o sistema operativo do iPhone, o seu equipamento passa a permitir a instalação de outras lojas de aplicações, que deverão surgir ao longo das próximas semanas e meses. Por exemplo, a Epic Games, empresa responsável pela loja de videojogos Epic Game Store (e pelo popular jogo Fortnite) já anunciou planos para disponibilizar uma loja dedicada para iPhone ainda no decorrer de 2024.
E esta é uma mudança grande não só para os utilizadores finais. É que as empresas e os programadores que disponibilizam aplicações agora também vão poder escolher sistemas alternativos de faturação. Ou seja, não são obrigados a usar o sistema da própria Apple, o que lhes permitirá partilhar uma fatia mais pequena das receitas com a empresa (no caso dos pequenos negócios, a comissão passa de 30% para apenas 10%).
Mas esta não é uma mudança que a Apple faz de livre vontade. É uma consequência do aproximar do fim do prazo para o cumprimento do Regulamento dos Mercados Digitais, uma iniciativa legislativa da União Europeia para ajudar a diminuir os monopólios e práticas anticoncorrenciais no setor da economia digital. A este propósito, a Apple continua a insistir que parte destas alterações (como a possibilidade de os utilizadores instalarem lojas de aplicações alternativas) representa um maior risco para a segurança e privacidade dos utilizadores.
“As novas opções para o processamento de pagamentos e instalação de aplicações no iOS abre novas oportunidades para software malicioso, fraude e esquemas fraudulentos”, sublinhou a tecnológica num comunicado.
Por agora, estas alterações de fundo no ecossistema do iOS, o sistema operativo que alimenta o iPhone, só deverão ser aplicadas nos países que fazem parte da União Europeia, caso de Portugal.
Além do suporte para lojas alternativas de aplicações, o iOS 17.4 traz também um novo protocolo de criptografia pós-quântica para o serviço iMessage.