Se for fã de futebol e lhe falarmos em Bayern, pensará, muito provavelmente, em Munique. E bem. Mas este clube, que conta com mais de mil funcionários (cerca de 40 no departamento de TI), já possui escritórios noutras três geografias: Nova Iorque, Xangai e Banguecoque. Um desafio para a gestão de recursos humanos, tarefa que está a cargo de Julia Willer.
A jovem executiva alemã trabalha há seis anos no FC Bayern e lidera a área dos recursos humanos há cerca de um ano. Presente no Sapphire em Barcelona, Julia Willer explicou a um grupo restrito de jornalistas como o clube registou um crescimento exponencial desde a vitória na Liga dos Campeões em 2013 e que isso acarretou novas necessidades a nível de software de gestão.
A responsável revela que o clube teve recentemente em teste oito propostas diferentes para a área de recursos humanos e que decidiu avançar para a SuccessFactors da SAP. Uma decisão que, para quem olha de fora, pode não surpreender. Afinal, estamos a falar de duas organizações alemães e que até já eram parceiras a nível de software de negócio para outras áreas desde 2014. Para a área específica de recursos humanos, Julia Willer destaca a importância de ser uma solução que opera na cloud, adiantando que vê a integração com a Inteligência Artificial como um passo inevitável para o futuro.
Habituada a lidar com uma folha salarial onde marcam presença valores muito elevados, a Exame Informática quis saber se algum jogador alguma vez tinha pedido para receber o ordenado em criptomoedas e se o sistema estava preparado para lidar com essa requisição. Julia Willer explicou que o clube fez um debate interno sobre tendências tecnológicas e estudou essa hipótese em 2020, mas que foi decidido não avançar pela dificuldade na implementação de ‘guidelines’ referentes a este aspeto.
Tecnologia ao serviço dos fãs
Julia Willer confessa que o clube é mais rápido na adoção de tendências tecnológicas quando elas estão relacionadas com experiências para fãs. E a prová-lo está o anúncio da parceria entre o FC Bayern e a SAP Emarsys.
Na prática, esta parceria permite ao clube centralizar e analisar os dados dos consumidores para tentar compreender melhor cada fã e disponibilizar conteúdo personalizado tanto na interação online como nas lojas físicas, estádio e apps. Um desafio interessante se tivermos em conta que o Bayern de Munique estima que tenha mais de 63 milhões de adeptos espalhados pelo mundo e mais de mil milhões de pessoas interessadas no clube.