A Google confirmou que vai terminar com a aplicação de GPS Android Auto para telemóveis com sistema operativo Android 12.
Como a Exame Informática já tinha noticiado, a Android Auto era a aplicação que permitia uma integração profunda entre smartphones Android e os sistemas de infoentretenimento dos automóveis que suportam esta tecnologia. O Android Auto permitia usar no ecrã dos automóveis várias aplicações, como o Waze, o Google Maps o Spotify, que correm no smartphone. Além disso, permitia a utilização do Assistente Google usando apenas voz e ainda fazer chamadas.
Segundo noticiado pelo 9to5Google, a Google garante que a experiência Android Auto não será alterada para os utilizadores da app nos automóveis compatíveis. As alterações irão afetar apenas os utilizadores que utilizem a aplicação diretamente do telemóvel. Assim, com a chegada do Android 12, o Android Auto irá ser descontinuado e, caso o utilizador queira manter esse tipo de experiência terá de o fazer através do modo de condução do Google Assistant, disponível no Google Maps.
Recorde-se que a app em questão foi lançada em 2015. Contudo, apenas chegou oficialmente a Portugal em março deste ano.