Os investigadores da Nvidia Research propõem substituir o codec H.264, tradicionalmente usado nas transmissões de vídeo, por uma rede neural própria e que permite reduzir o consumo de largura de banda de 97,28 KB por frame para 0,1165 KB por frame, o equivalente a uma diminuição para 0,1% dos requisitos tradicionalmente necessários, no exemplo apresentado. O conceito desenvolvido por estes cientistas pressupõe não o envio de um frame pesado de um lado para o outro, mas sim de uma imagem de referência do chamador e depois o envio de outros pontos de referência em torno dos olhos, nariz e boca. A redução de dados necessários existe, embora não seja tão acentuada como no exemplo referido.
Do lado do recetor, assume-se depois a existência de uma rede adversarial generativa (GAN, na sigla em inglês) que recebe as imagens e pontos de referência e procede à reconstrução da imagem. Todo o processo requer uma transmissão de dados mais reduzida, fazendo com que a qualidade possa ser boa, mesmo em ligações mais lentas, explica a publicação Petapixel.
A grande melhoria nota-se precisamente quando a qualidade da ligação à Internet não é tão boa: neste cenário, o algoritmo ‘brilha’, pois permite uma transmissão com boa qualidade para ambos os intervenientes, tendo necessidade de uma muito menor largura e menos dados.
Os investigadores explicam que o sistema funciona mesmo que o sujeito esteja a usar uma máscara, óculos ou um chapéu. A equipa pretende usar os mesmos conceitos para ajudar na animação de personagens e adicionar elementos como roupas, cabelos e até mesmo ‘dar vida’ a personagens de videojogos.
A solução é inteligente ao ponto de permitir que o utilizador mude o ângulo de visualização da câmara, enquanto ao recetor parece que está sempre no mesmo local.
A equipa da Nvidia propõe esta solução como forma de aliviar o congestionamento nas infraestruturas de redes, mas há vozes críticas que questionam o impacto desta solução na proliferação dos chamados vídeos deepfake. Enquanto não há datas estimadas para a chegada desta inovação ao mercado, assista às demonstrações preparadas pela Nvidia.