O movimento Tech4Covid19, que reúne vários voluntários do setor das tecnologias, acaba de propor um conjunto de sete princípios orientadores para o desenvolvimento de uma futura aplicação de telemóvel capaz rastrear contágios durante a pandemia gerada pelo vírus SARS-CoV-2. A iniciativa, que tem por objetivo fomentar o debate sobre o uso de tecnologias de rastreio, dá pelo nome de 1App4PT e tem por destinatários organismos governamentais, empresas e sociedade civil em geral.
A iniciativa 1App4PT reitera que apenas pretende fazer o exercício de idealização de uma app capaz de rastrear os contágios da Covid-19 – mas não tem planos para o desenvolvimento dessa aplicação.
Os responsáveis pela iniciativa dizem-se recetivos a contributos vindos de fora do movimento Tech4Covid19, mas lembram que são a favor do desenvolvimento de uma única aplicação capaz de agregar “várias funcionalidades necessárias ao controlo epidémico, que podem aumentar exponencialmente o seu alcance na forma digital, como por exemplo aplicações de rastreamento de sintomas e do estado de confinamento da população, evitando a fragmentação dos dados”.
“Este grupo de trabalho publica hoje um documento sobre rastreamento de contactos digital, um assunto tratado até agora de forma controversa e, por vezes, pouco clara”, explica o Tech4Covid19 em comunicado.
Os sete princípios agora revelados têm por base a análise da eficácia da aplicação; o respeito da privacidade; a robustez de segurança; escrutínio e transparência; acessível para toda a população; integração com iniciativas nacionais de contacto e diagnóstico da pandemia; e inclusão de funcionalidades complementares de controlo epidémico.