Em 2013, houve 28 iniciativas; em 2014 o número subiu para 130; e em 2015, foram contabilizadas 330. Quantos projetos haverá em 2016? A questão é apresentada hoje pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) num comunicado que assinala o arranque da Hora do Código.
Entre 5 e 11 de dezembro, a Hora do Código deverá dar a conhecer projetos de alunos, professores, turmas ou escolas em torno da programação.
A iniciativa de divulgação, que é lançada no âmbito da Semana Mundial das Ciências da Computação, tem como principal suporte uma dupla de sites: Code.org; e Movimento do Código . Além de recursos e ferramentas úteis para quem quer aprender a programar, os dois sites facilitam a participação nas diferentes atividades e iniciativas da Hora do Código, mediante o registo de escolas e turmas.
A par do concurso de cartazes, e do evento de encerramento previsto para o Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, a ANPRI dá ainda a conhecer um endereço de distribuição de recursos didáticos para quem pretende aprender – e ensinar – os mais jovens a programar.