
O Bill Shocker já infetou 620 mil utilizadores na China. É uma ameaça que produz spam a partir dos dispositivos infetados e oferece aos autores do malware a capacidade de controlar remotamente os smartphones e recolher informação pessoal.
De acordo com o The Next Web, a descoberta foi feita pela empresa de segurança NQ Mobile, que diz que o Bill Shocker está longe de ser um malware básico: o programa foi desenhado para infetar várias das mais populares apps na China que são, depois, distribuídas em canais de terceiros. Quando um utilizador instala uma aplicação infetada, esta descarrega o Bill Shocker em segundo plano. A app é, depois, usada para enviar SMS de spam e gerar dinheiro através de publicidade.
Naturalmente, a NQ Mobile oferece um programa para remover esta ameaça dos telefones. Diga-se que apesar do número parecer grande, estes 620 mil utilizadores afetados representam apenas 0,25% dos utilizadores de Android na China.
Como sempre, a melhor forma de evitar problemas num smartphone Android é descarregar apps de locais de confiança, como é o caso da loja Google Play.