No evento que está a decorrer em São Francisco, EUA, a Gogole apresentou o novo Android. A empresa diz que se focou em melhorar o desempenho do sistema operativo, através do projeto Butter.
Com ele, o sistema operativo agora funciona a 60 fps e há tecnologia de triple buffering para assegurar a suavidade no desempenho do sistema e das aplicações.
A Google falou, ainda, noutras melhorias, como a capacidade de os widgets se alinharem e redimensionarem automaticamente quando os arrastamos para o ambiente de trabalho, bem como um teclado melhorado, que aprende de forma inteligente ao longo do tempo, com o uso. No campo do reconhecimento de voz, o sistema foi reduzido em tamanho, de modo a caber no próprio telefone. Assim, caso a ligação seja má ou estejamos offline, podemos na mesma continuar a ditar texto. Para já, disponível apenas em inglês.
A app da câmara torna mais fácil rever as fotos que acabamos de irar. Deslizando o dedo no ecrã da direia para a esquerda podemos rever as fotos. Apertando os dois dedo, vemos uma lisa com as fotos; fazendo deslizar uma foto para cima, apagamo-la.
As notificações foram afinadas, e agora permitem-nos efetuar chamadas, ver emails ou responder a eventos de calendário sem ser necessário abrir as respetivas apps.
A pesquisa foi melhorada também. Há uma nova interface e todo o processo é mais rápido. O sistema de reconhecimento de voz também está melhor, e podemos fazer perguntas naturais.
Outra novidade do sistema de pesquisas é o Google Now, que usa o nosso historial de pesquisas, entradas de calendários, etc, para tentar adivinhar aquilo de que vamos precisar. Por exemplo, é capaz de nos dizer qual o próximo autocarro ou comboio que nos interessa para irmos para casa, sem ser necessário dizer especificamente que é aquilo que pretendemos. É também capaz de nos dizer quanto precisamos de sair de casa para chegar a tempo a uma reunião, tendo em conta o tempo que vamos demorar nos transportes públicos.
O novo sistema operativo será disponibilizado como atualização em meados de julho, para dispositivos como o Galaxy Nexus, Nexus S e Motorola Xoom.