O novo Ubuntu Light já está disponível para fabricantes de PCs. Segundo o blogue de Mark Shuttleworth, o "pai" do Ubuntu, o novo sistema operativo (SO) foi criado, sobretudo, para computadores com dual boot. Ou seja, máquinas capazes de corre o Windows e o Ubuntu.
A ideia é que os utilizadores tenham acesso a um segundo sistema operativo, bem mais rápido de carregar, para aquelas situações em que querem rapidamente aceder à Internet ou quando pretendem utilizar uma rede sem fios pública, sem garantias de segurança. Shuttleworth garante que o Ubuntu Light é capaz de ficar pronto a utilizar em menos de 10 segundos.
O novo SO introduz uma também nova interface gráfica, a Unity, desenvolvida especificamente para tirar o melhor partido possível dos ecrãs mais pequenos, como os dos netbooks. A Unity apresenta atalhos de acesso rápido para as aplicações mais utilizadas. A mudança mais evidente é a utilização de uma barra de tarefas vertical, colocada à esquerda do ecrã, no lugar da habitual barra horizontal. O objectivo é libertar espaço em altura para, por exemplo, as páginas Web.