O grupo Meta enviou uma carta ao Procurador-Geral da Califórnia Rob Bonta na qual alerta para as “implicações sísmicas para Silicon Valley” que serão causadas se a OpenAI for autorizada a converter-se numa empresa virada para os lucros. O grupo liderado por Mark Zuckerberg coloca-se do lado de Elon Musk nesta questão e refere mesmo que o executivo dono da Tesla e Shivon Zilis estão bem posicionados para representarem os interesses do público neste tema.
O The Wall Street Journal teve acesso à carta na qual se lê que “se o novo modelo de negócio da OpenAI for validado, os investidores sem fins lucrativos irão ter as mesmas vantagens dos investidores para fins lucrativos à semelhança de quem investe em empresas para o lucro, ao mesmo tempo que beneficiam de deduções fiscais autorizadas pelo Governo”.
Musk, que foi cofundador da OpenAI, mas acabou por sair para fundar a xAI, já apresentou uma providência para impedir a transição da empresa dona do ChatGPT em organização virada para o lucro. A OpenAI, por sua vez, já reagiu tornando pública alguma correspondência com Musk e defendendo que este se devia focar em “competir no mercado, em vez de o fazer nas salas de tribunal”.