A Google é o mais recente nome entre as empresas dedicadas à Inteligência Artificial que está a desenvolver um assistente que seja capaz de usar o computador dos utilizadores. O Project Jarvis da gigante tecnológica pretende criar um assistente que consiga realizar tarefas como “juntar pesquisas, comprar um produto ou adquirir uma viagem”, tudo a partir de um navegador. Nesta fase, e previsivelmente, a Google está focada em otimizar o assistente para funcionar com o Chrome.
Segundo o The Information, que ouviu três fontes próximas, a ferramenta pretende “automatizar as tarefas do dia-a-dia, baseadas na web” e, no seu estado atual, demora “alguns segundos” entre ações.
Recorde-se que quase todas as grandes operadoras no segmento da IA estão a trabalhar neste sentido: a Microsoft com o Copilot Vision, que permitrá falar sobre as páginas que estão a ser vistas, o Apple Intelligence vai perceber o que está no ecrã do computador e realizar ações em diferentes apps algures no próximo ano, a Anthropic estreou uma atualização do Claude que pode usar o computador pelo utilizador e a OpenAI está também a trabalhar numa versão semelhante.
O Jarvis pode vir a ser demonstrado em dezembro, caso a Google considere que está pronto. Está também em cima da mesa a possibilidade de este assistente ser disponibilizado em fase de testes para alguns utilizadores que ajudem a Google a corrigir bugs.