A Boom Supersonic quer preencher o vazio deixado pelo Concorde e avançar com um serviço comercial de voos supersónicos, capaz de ligar Nova Iorque a Londres em três horas, em vez das sete a oito que se demora atualmente. O objetivo da empresa é ter um avião supersónico comercial, chamado Overture, mas, até lá, os voos com o avião XB-1 têm ajudado a realizar testes importantes rumo a esse objetivo.
A 7 de outubro, o piloto Tristan ‘Geppetto’ Brandeburg fez o quinto voo de testes do XB-1, que atingiu marcos impressionantes: altitude de 5425 metros, velocidade Mach 0,69 (791 km/h) e voo de 50 minutos. A empresa aproveitou este voo para testar o FES (Flutter Excitation System), que produz vibrações na estrutura do avião para perceber se há problemas, particularmente em velocidades elevadas, avança o website New Atlas.
ICYMI: On October 7, XB-1 took to the skies for its 5th flight from the Mojave Air & Space Port, climbing to 17,800 feet in the R-2515 Airspace. This was XB-1’s fastest flight so far – hitting nearly Mach 0.7 – as we continue to speed up toward Mach 1 by year-end.
— Boom Supersonic (@boomaero) October 9, 2024
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A Boom tem vindo a aumentar gradualmente, de voo para voo, a altura e velocidade que o XB-1 percorre e prevê realizar ainda mais cinco testes antes de quebrar a barreira do som.
O Overture, quando chegar ao mercado, deverá ter capacidade de transportar 64 a 80 passageiros, a velocidade Mach 1,7 (2200 km/h) e terá uma autonomia de 7869 quilómetros. O Overture deve voar maioritariamente sobre a água, mas está a ser projetado com um sistema de redução de ruído, para minimizar os estrondos sónicos que se ouviam na altura do Concorde.
O motor desenhado pela empresa pode operar em alta e baixa velocidade e funciona com combustível de aviação 100% sustentável. A operação a baixas velocidades vai permitir usar as mesmas pistas de aterragem e descolagem onde atualmente voam aviões de grande porte como o Airbus 737 ou o Airbus A380.
A produção deste novo avião deve começar em outubro de 2025, com os primeiros testes a acontecerem em 2027 e os voos comerciais a descolarem em 2029.