A Federal Aviation Administration (FAA) acaba de dar ‘luz verde’ à Boom para testar o avião supersónico XB-1 em velocidades acima de Mach 1, quebrando a barreira do som. Os testes aprovados agora devem acontecer ainda este ano, no deserto do Mojave, nos EUA. O objetivo é permitir à empresa perceber se o design é funcional em termos de consumo de combustíveis, velocidade e outras características.
A aprovação chega poucas semanas depois do primeiro teste bem sucedido em velocidades subsónicas do X-B1 e depois de uma análise completa ao impacto ambiental e outros parâmetros. Ainda antes de se tentar quebrar a barreira do som, esperam-se entre dez e vinte voos de teste da Boom, para se confirmar o desempenho e outras qualidades do sistema.
Veja o primeiro teste de voo do XB-1
O Engadget avança que o piloto escolhido para quebrar a barreira do som é Tristan ‘Geppetto’ Brandenberg, um nome já conhecido destas andanças. Para já, não há uma previsão para quando é que este tipo de voos vai estar disponível para os passageiros. No entanto sabe-se que o objetivo da Boom é ter um avião comercial chamado Overture e que será capaz de transportar cem passageiros, com elevado conforto, entre Tóquio e Seattle em quatro horas e meia.
O trajeto da Boom até aqui não tem sido tranquilo, com a empresa a ter abandonado a parceria com a Rolls-Royce e unido esforços com a FTT para desenvolver o motor Symphony.