A NASA conseguiu a aprovação interna para fazer voos de teste e avançar para a montagem final do X-59, um jato que poderá fazer com que as viagens comerciais supersónicas voltem a ser uma realidade. O avião X-59 usa a tecnologia Quiet SuperSonic Technology (QueSST) desenhada pela Lockheed Martin com o objetivo de tornar as viagens a altas velocidades bastante silenciosas.
A aprovação interna foi dada por um comité de executivos de topo da NASA que se reuniu na semana passada, em Washington, nos EUA. A Key Decision Point-D (KDP-D) era o passo processual que faltava para as equipas poderem começar a montar a aeronave e os executivos vão reunir-se de novo em 2020 para deliberar sobre os primeiros voos, agendados para 2021.
Este é o primeiro avião tripulado de grande escala experimental da NASA em mais de três décadas. O X-59 vai conseguir voar a 1500 km/h a uma altura de 16.760 metros (55 mil pés) e produzir um ruído, durante a passagem para velocidade supersónica, semelhante ao da porta de um carro a bater, noticia o Engadget. O projeto de construção do X-59 está avaliado em 247,5 milhões de dólares e o contrato prevê o fabrico e montagem nas instalações da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia.
Os testes do X-59 vão acontecer por cima de comunidades dos EUA, com a NASA a recolher e classificar o feedback junto dos habitantes, como fez com o F/1-18 Hornet sobre a cidade de Galveston, no Texas.