O TikTok assume ter o compromisso de ligar a comunidade com informações fidedignas, sendo que este acesso é descrito como parte importante da estratégia global para combater a desinformação sobre as eleições. A tecnológica fez uma publicação no seu site oficial no qual descreve que está disponível uma “página de hashtag eleitoral” onde aqueles que optam por se envolver em conteúdos eleitorais podem aceder a informações fidedignas e recursos em português.
Na plataforma, a abordagem passa por equilibrar a liberdade de expressão individual e a troca de ideias cívica, ao mesmo tempo que removem informações erradas sobre processos cívicos e eleitorais, incluindo a desinformação sobre como votar, como se registar para votar, os requisitos de elegibilidade dos candidatos , os processo de contagem de votos e certificação de eleições e o resultado final de uma eleição. Além de promover a civilidade, o TikTok vai ainda remover ameaças violentas, incitação à violência, discurso e comportamentos de ódio, promoção de ideologias de ódio e assédio, destacando a presença de mais de seis mil pessoas dedicadas à moderação de conteúdos em línguas europeias. Estas equipas trabalham em conjunto com a tecnologia para detetar e remover desinformação, operações de influência encobertas e outros conteúdos e comportamentos que possam aumentar durante o período eleitoral.
Outro pilar de atuação destacado é a parceria com o Polígrafo, a publicação acreditada de verificação de factos, para ajudar na remoção de forma consistente e precisa da desinformação. Por último, o TikTok toma medidas para restringir a promoção paga de conteúdo político na rede, especificando que não se permite a promoção política paga, a publicidade política ou a angariação de fundos por parte de políticos e partidos políticos, incluindo aqui anúncios pagos tradicionais e criadores que recebam compensação para apoiar ou opor-se a um candidato.
As eleições legislativas estão marcadas para dia 10 de março.